Publicado em: 17/07/2019 às 09:20hs
Cereais, fibras e oleaginosas: Altos custos de produção da safra 2019/2020 devem reduzir ainda mais margem de produtor
O aumento dos preços dos insumos agrícolas, principalmente dos fertilizantes, tem impulsionado os custos de produção da soja para a próxima temporada (2019/2020). Assim, o produtor brasileiro postergou a aquisição de insumos, visto que, no primeiro semestre de 2019, foi registrado o pior poder de compra (soja x fertilizante) das últimas safras. Esse cenário deve reduzir ainda mais a margem do produtor na próxima temporada.
Pecuária de Corte: Clima exige estratégias para garantir a oferta de forragem
A queda produtiva de pastagens durante o período das secas é inerente à pecuária nacional. Tal efeito é resultado das variações climáticas que ocorrem durante o ano, conforme o regime de chuvas, variação do período de insolação e queda na temperatura média.
Pecuária de leite: Margem positiva depende de alta produtividade e controle dos custos
O sucesso financeiro da atividade leiteira se baseia no tripé preço de leite, custo de produção e eficiência produtiva. Dado que o primeiro atributo, o preço do leite, é definido pelos fundamentos de mercado, cabe ao produtor controlar os custos de produção e buscar aumentos de produtividade, sempre visando os melhores resultados financeiros para a atividade.
Fonte: CEPEA
◄ Leia outras notícias