Publicado em: 24/10/2013 às 16:20hs
Com isso, as compras desses dez países aumentaram pouco mais de 5%, resultado que combinado com uma melhora no preço médio do produto propiciou aumento de 12,37% na receita cambial.
O mesmo, entretanto, não se aplica ao grupo integrado pelos demais 131 países que, no período, receberam o produto brasileiro. Pois eles, embora representando pouco mais de um terço das exportações do período, reduziram suas compras em 12,23%, o que faz com que o volume global exportado no período tenha recuado perto de 2%.
Felizmente, neste caso, foi pequeno o índice de redução na receita cambial (-3,62%), permitindo que a receita global permaneça com desempenho positivo – de +6,67%.
A observar, como complemento, que nos dois últimos meses o Brasil passou a atender um novo (e até agora inédito) cliente: o México. Que, por ora, pouco tem contribuído para a expansão das exportações.
Pois ainda que o volume destinado ao México em setembro tenha quase dobrado em relação ao mês anterior, o total acumulado no bimestre (e no ano) não chega às 76 toneladas. E isso faz do México apenas o 123º cliente do frango brasileiro.
Fonte: Avisite
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