Análise de Mercado

Cai 23,9% volume de carne de Mato Grosso vendida no exterior

Mato Grosso teve queda considerável na venda de carne para diversos países, mês passado. O volume foi 23,94% menor no comparativo com dezembro, informa o Instituto Mato-grossense de Economia agropecuária (IMEA), no boletim semanal da pecuária


Publicado em: 16/02/2021 às 20:00hs

Cai 23,9% volume de carne de Mato Grosso vendida no exterior

O total vendido para clientes no exterior foi de 31,98 mil toneladas em equivalente por carcaça (TEC) e representa o menor patamar observado desde junho de 2019. “Após apresentar níveis recordes em 2020, o Estado começou o ano com recuo de 3,31% ante janeiro do ano passado quando enviou 33,08 mil toneladas” e a redução ocorre “principalmente pelas quedas sazonais já esperadas das exportações para a China (-28,16%) –uma vez que o país tende a reduzir suas importações no início do ano pela proximidade do ano novo chinês, já que seus estoques são garantidos com antecedência”.

Para o Oriente Médio houve queda de 17,13% “que historicamente também tende a comprar menos nesse período do ano. Contudo, além desses países, a Rússia foi o parceiro que apresentou o maior decréscimo, de -43,20% nesse mesmo comparativo. Vale lembrar que as compras do país russo não seguem uma tendência sazonal, mas sim esporádica”, conclui o IMEA. Para a União Européia foi embarcada 1,6 tonelada, mesmo patamar do ano passado.

Fonte: Só Notícias

◄ Leia outras notícias