Análise de Mercado

Café avança em NY por preocupações com clima no Brasil

As cotações futuras do café arábica atingiram ontem o maior patamar em mais de três semanas na Bolsa de Nova York, impulsionadas por preocupações com o clima no Brasil.


Publicado em: 12/09/2013 às 12:00hs

Café avança em NY por preocupações com clima no Brasil

O contrato com vencimento em dezembro subiu 3,6% e fechou a 120,80 centavos de dólar por libra-peso. Segundo especialistas, a falta de chuvas nas áreas de cultivo do país, maior produtor mundial da commodity, pode prejudicar os pés de café que já estão em floração para a próxima safra. Outros analistas, porém, disseram que a alta deve ter curta duração, já que Brasil e Vietnã devem colher grandes safras no ano que vem.

O suco de laranja fechou em queda de 1,4%, depois de ter subido 3,2% na segunda-feira com a expectativa do primeiro furacão da temporada do Atlântico, que poderia atingir as áreas produtoras da Flórida. Serviços meteorológicos informaram ontem, no entanto, que o furacão Humberto deve perder força até o sábado. O último furacão a atingir a Flórida, em outubro de 2005, provocou uma redução de aproximadamente 13% na safra do Estado.

Na Bolsa de Chicago, a Soja teve leve alta de 0,2%. Investidores adotaram uma postura cautelosa antes do aguardado relatório mensal de oferta e demanda, que o governo norte-americano divulga no começo da tarde de hoje. Analistas esperam que o governo reduza sua estimativa para a safra de Soja dos EUA em 3,3%, para 85,74 milhões de toneladas, devido ao clima seco que atingiu regiões produtoras no mês passado. O Milho subiu 0,75% e o trigo, 0,2%.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias