Análise de Mercado

Cacau volta a subir na Bolsa de Nova York com demanda firme

Novos sinais de demanda impulsionaram os futuros do cacau na Bolsa de Nova York, após três sessões em que o mercado ficou estagnado


Publicado em: 07/08/2014 às 10:20hs

Cacau volta a subir na Bolsa de Nova York com demanda firme

Os preços da manteiga de cacau no leste dos Estados Unidos subiram na semana passada e chegaram a US$ 8.515 por tonelada, o maior valor registrado neste ano. Preços mais altos de manteiga de cacau costumam indicar forte demanda por chocolate, que obtém sua textura característica graças ao produto. Nos últimos 30 dias, o volume de cacau nos armazéns certificados pela Bolsa diminuiu 8,1% e atingiu ontem 4,64 milhões de sacas, outro sinal de procura pela commodity. Segundo a Cargill, o mercado global deve ter um déficit de até 200 mil toneladas em 2014/15. O contrato com vencimento em dezembro subiu 0,7% e fechou a US$ 3.200 por tonelada.

O algodão avançou 1%, com especulações de que os estoques norte-americanos da safra passada estão reduzidos. A tendência para o mercado, porém, ainda é de baixa, dizem analistas. O governo dos EUA prevê que os agricultores do país colherão neste ano uma safra 30% maior que a de 2013 e que o volume dos estoques mundiais ao final da temporada será recorde.

Na Bolsa de Chicago, o trigo subiu 2,8%. O mercado foi novamente influenciado pelo clima adverso em regiões produtoras da Europa, que está afetando a qualidade do grão e pode levar compradores a optar pelo produto norte americano. Os contratos receberam suporte adicional das tensões entre Rússia e Ucrânia, dois importantes exportadores.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias