Análise de Mercado

Cacau sobe em NY com expectativa de déficit global maior

As cotações futuras do cacau registraram alta expressiva ontem na Bolsa de Nova York, com temores de que o déficit do produto se amplie na temporada atual


Publicado em: 23/10/2013 às 12:30hs

Cacau sobe em NY com expectativa de déficit global maior

O processamento da amêndoa aumentou na América do Norte, na Ásia e na Europa no terceiro trimestre - um sinal de demanda maior. Para alguns analistas, essa tendência pode levar os preços a US$ 3 mil por tonelada ainda este ano.

A Organização Internacional de Cacau prevê que a demanda superará a oferta em 70 mil toneladas em 2013/14, após um déficit de 52 mil toneladas na temporada anterior. O contrato com vencimento em dezembro avançou 1,4%, a US$ 2.769 por tonelada.

O café arábica continuou pressionado pela oferta ampla e a demanda reduzida e caiu 0,7%, fechando no nível mais baixo desde 17 de março de 2009. Traders estão tendo de lidar com o fraco interesse de torrefadoras, duas safras volumosas no Brasil e o aumento da produção na Colômbia, segundo maior produtor de arábica.

Na Bolsa de Chicago, a Soja caiu 0,1% e o Milho, 1,3%, com a expectativa de que o clima seco nas regiões de cultivo dos EUA permita um avanço mais rápido da colheita dos dois grãos.

Na segunda-feira, o Departamento de Agricultura do país divulgou o primeiro relatório semanal de acompanhamento de safra desde a reabertura das agências do governo americano. De acordo com o documento, a safra de Soja estava 63% colhida, ante 29% no final de setembro.

No caso do Milho, a colheita tinha avançado de 12% no final de setembro para 39%.

Fonte: O Estado de S. Paulo

◄ Leia outras notícias