Publicado em: 01/10/2025 às 11:45hs
O Brasil se prepara para marcar presença inédita na ANUGA 2025, uma das maiores feiras internacionais de alimentos e bebidas, que acontece entre 4 e 8 de outubro, em Colônia, na Alemanha. Coordenada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a delegação contará com 350 empresas, o maior número já registrado pelo país em todas as edições do evento.
Dessas, 142 estarão distribuídas em seis pavilhões: quatro sob a organização direta da ApexBrasil e dois em parceria com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). Outras 29 empresas farão parte do programa Brasil Trade Lounge, com produtos comercializados por trading companies selecionadas para ampliar a visibilidade internacional.
Um dos grandes diferenciais desta edição será a participação inédita e robusta das cooperativas brasileiras da agricultura familiar. O espaço dará visibilidade ao modelo de produção inclusivo e sustentável, que valoriza a diversidade regional, os produtos nativos e as práticas agrícolas ambientalmente responsáveis.
“La presença das cooperativas reforça a pluralidade e a força das pequenas empresas brasileiras no setor agroalimentar, promovendo um modelo de produção regional e sustentável”, afirmou o gerente de Agronegócio da ApexBrasil, Laudemir Muller.
Além das expositoras, a ApexBrasil apoiará outras 179 empresas em missões prospectivas, em parceria com entidades como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e o Consórcio Nordeste, que reúne cooperativas dos nove estados da região.
A expectativa para a participação brasileira na ANUGA 2025 é movimentar cerca de US$ 4 bilhões em negócios imediatos e contratos futuros. O resultado considera tanto as empresas coordenadas pela ApexBrasil quanto aquelas apoiadas por projetos setoriais desenvolvidos com a ABPA e a ABIEC. A ação conta ainda com apoio do Ministério das Relações Exteriores, Embaixada do Brasil em Berlim, SECOM Frankfurt, Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), além das entidades parceiras já citadas.
A Alemanha é um dos principais destinos dos alimentos brasileiros. Em 2024, o país europeu absorveu 15,9% das exportações do setor, somando US$ 17,6 bilhões. Entre os produtos mais enviados estão café, soja, carnes bovina e de frango, suco de laranja, mel e frutas. No mesmo ano, o Brasil exportou US$ 103,9 bilhões em alimentos para a União Europeia, o que representou 13% das importações extrabloco da região, com destaque para café verde, soja em grão, farelos de soja e sucos de frutas.
Fonte: Portal do Agronegócio
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