Análise de Mercado

Brasil busca diversificação de mercados para expandir exportações

China mantém liderança, mas novos destinos surgem como oportunidade


Publicado em: 08/09/2025 às 19:00hs

Brasil busca diversificação de mercados para expandir exportações

O Brasil, tradicionalmente dependente de potências econômicas como China, Estados Unidos e União Europeia, mira agora novos mercados para ampliar suas exportações. Regiões como Oriente Médio, Sudeste Asiático e partes da África apresentam crescente demanda por produtos agrícolas, minerais e alimentos processados, setores em que o país possui destaque.

Segundo Mario Veraldo, especialista em logística e CEO da MTM Logix, “a China segue sendo o principal parceiro comercial, mas outras regiões estão se abrindo. O Oriente Médio, por exemplo, tem ampliado a demanda por alimentos prontos para preparo e insumos agrícolas. Isso abre espaço para que o Brasil avance na agregação de valor de suas exportações”.

Geopolítica global e oportunidades logísticas

A nova configuração do comércio mundial favorece a descentralização logística. Portos alternativos e estruturas internas ganham importância frente aos grandes centros saturados, permitindo a criação de novos corredores comerciais. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar do uso de ferramentas digitais e preditivas, aumentando a competitividade e reduzindo riscos.

Diversificação de acordos comerciais

Para reduzir a dependência de mercados tradicionais, o Brasil busca ampliar tratados comerciais com países do Oriente Médio, Sudeste Asiático e América Latina. Além disso, a industrialização da pauta exportadora é vista como estratégia para agregar valor aos produtos, gerar empregos locais e fortalecer a economia.

Modernização de processos e redução da burocracia

Apesar do potencial, a burocracia ainda limita a adaptação às exigências dos novos mercados. “Enquanto o mundo adota padrões internacionais de dados, o Brasil ainda engatinha nesse sentido. Isso gera custos desnecessários e atrasa a adaptação às exigências dos novos mercados. Não se trata apenas de infraestrutura física, mas de modernizar também os processos e sistemas que sustentam o comércio exterior”, explica Veraldo.

Investimentos em infraestrutura, modernização de sistemas e acordos estratégicos são apontados como caminhos para que o Brasil conquiste novos mercados e assuma um papel mais relevante no comércio global.

Fonte: Portal do Agronegócio

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