Análise de Mercado

Agronegócio emprega 28,2 milhões de pessoas e bate recorde histórico, aponta Cepea/CNA

Setor representa 26% do total de trabalhadores do Brasil


Publicado em: 29/09/2025 às 19:20hs

Agronegócio emprega 28,2 milhões de pessoas e bate recorde histórico, aponta Cepea/CNA

O agronegócio brasileiro alcançou um novo recorde no mercado de trabalho. No segundo trimestre de 2025, o setor empregou 28,2 milhões de pessoas, crescimento de 0,9% em relação ao mesmo período de 2024 — cerca de 244 mil trabalhadores a mais. Os dados foram divulgados pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

No cenário geral da economia brasileira, o número total de trabalhadores avançou 2,3% no mesmo comparativo, equivalente a 2,43 milhões de pessoas. Com isso, a participação do agronegócio chegou a 26% das ocupações no País.

Segmentos em alta: insumos, agroindústria e agrosserviços

O crescimento do emprego no agronegócio foi impulsionado, principalmente, pelos segmentos de insumos (+7,4%), agroindústria (+2,1%) e agrosserviços (+3,2%). Em contrapartida, o setor primário registrou queda de 2,6% no número de trabalhadores.

Segundo os pesquisadores, ainda que os insumos tenham registrado a maior alta em termos percentuais, os agrosserviços foram os que mais se destacaram em volume de contratações. O segmento emprega atualmente 10,5 milhões de pessoas — um recorde —, resultado da criação de mais de 325 mil postos de trabalho.

Importância crescente dos agrosserviços na economia

A expansão dos agrosserviços reflete a recuperação da agroindústria e a importância estratégica do setor para a economia nacional. Esse segmento é responsável por atividades que vão do processamento de produtos agropecuários à oferta de insumos para a produção, consolidando-se como elo fundamental da cadeia do agronegócio.

Além disso, o bom desempenho da agropecuária, com previsão de safras recordes e manutenção de elevados volumes de abate, tem ampliado a demanda por serviços especializados. Esse movimento contribui diretamente para dinamizar o mercado de trabalho e reforçar o peso do agronegócio na geração de empregos no País.

MERCADO DE TRABALHO/CEPEA

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias