Publicado em: 29/09/2015 às 19:20hs
Assim, o Paraná manteve um bom desempenho, liderando a comercialização do setor nesse período, embora o faturamento em dólar tenha apresentado queda de 2% em relação ao acumulado de janeiro a agosto do ano passado. As cooperativas de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul também se destacaram como grandes exportadoras, respondendo, respectivamente, por 21,8%, 16%, 9,8% e 2,5% dos embarques nacionais do cooperativismo brasileiro. É o que mostra o boletim Agroexportações elaborado pela Gerência Técnica e Econômica da Ocepar (Getec). O levantamento foi realizado com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Secex/Mdic) e da Granopar.
Mercado internacional – O Agroexportações traz ainda uma análise do mercado internacional de commodities, que sofreu forte influência do câmbio e dos fundamentos nos últimos dois anos, mostrando como exemplo as oscilações ocorridas com a soja entre janeiro de 2013 e e setembro de 2015.
Entre os maiores exportadores do PR – O levantamento da Getec mostra também que oito cooperativas paranaenses estão entre as maiores exportadoras do Estado: Coamo, Copacol, C.Vale, Lar, Coopavel, Coasul, Agrária e Cocamar.
Fonte: Informe OCB
◄ Leia outras notícias