Outros

Simpósio discute aplicação de técnicas sustentáveis na integração entre árvores e pastagens

Evento segue até quinta-feira (10), em Curitiba


Publicado em: 09/10/2013 às 18:20hs

Simpósio discute aplicação de técnicas sustentáveis na integração entre árvores e pastagens

Começou nesta terça-feira, 8 de outubro, o 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais, promovido pela Embrapa Florestas, Instituto Emater Paraná e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná. O objetivo do encontro, que acontece até o dia 10 de outubro, em Curitiba (PR), é promover o debate sobre a integração da pecuária com árvores e pastagens para alcançar um sistema mais sustentável. Participam do evento pesquisadores, profissionais, professores, extensionistas e alunos das áreas de pecuária e florestal.

Durante a cerimônia de abertura, na sede da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), diversas autoridades marcaram presença e discursaram. O primeiro a falar foi o coordenador da comissão organizadora e pesquisador da Embrapa Florestas, Vanderley Porfirio-da-Silva. “Estou muito contente com a acolhida e receptividade que o evento teve. Espero que tenhamos a oportunidade de ver e entender as experiências dos profissionais que aqui estão. Certamente essas palestras vão enriquecer nossa perspectiva sobre o tema na região subtropical brasileira”, comentou.

O diretor executivo da Associação Paranaense das Empresas da Base Florestal (Apre), Carlos Mendes, destacou a expectativa em relação ao encontro.“A programação é muito boa e gostaria de dizer que é uma satisfação estar aqui com tantos pesquisadores, pessoas que trabalham em cima desse tema superimportante que é a floresta e as pastagens”.

O engenheiro agrônomo e gerente de planejamento do Senar-PR agradeceu a participação de todos e afirmou que“é preciso unir esforços na busca pelo grande objetivo, que é fazer a melhor integração lavoura-pecuária-floresta para promover o bem-estar animal”.

Já o coordenador do Polo Regional de Curitiba doInstituto Agronômico do Paraná (Iapar), Nilceu Ricetti Xavier, aproveitou a oportunidade para informar que o Iapar está criando um programa de pesquisa em integração lavoura-pecuária-floresta. “Trabalhamos há mais de 15 anos dentro desse tema e temos muitas estações experimentais adequadas para fazer testes dessa natureza”, afirmou.

O representante da International of Forestry Research Organizations (Iufro) para a América Latina, da Divisão de Agrofloresta, Álvaro Sotomayor Garretón disse que o Simpósio Internacional segue a mesma tendência do mundo inteiro. “Precisamos ter mais árvores em todos os territórios. Eu sempre digo que elas são mais que madeiras; as árvores nos dão os serviços ambientais e naturais que precisamos, protegendo os animais e entregando a eles o bem-estar”. De acordo com Sotomayor Garretón, os esforços de todos serão fundamentais para transformar o mundo em um lugar mais sustentável.

Sustentabilidade

Para o diretor administrativo da Emater, Richard Bolga, os extensionistas têm um papel decisivo dentro do processo, porque precisam levar o conhecimento e, assim, motivar os produtores. “Quando chegamos no produtor, a primeira coisa que ele quer saber é ‘O projeto é viável? Eu posso ganhar dinheiro com isso? Quanto custa?’. Nós precisamos traduzir tudo isso. Nesse evento, estamos quebrando um paradigma, principalmente para a sociedade urbana, que vai conseguir visualizar que é possível fazer uma agricultura, produzir carne e leite, de uma maneira sustentável, diminuindo o impacto ambiental, aumentando infiltração de água, tornando a paisagem mais agradável, melhorando o clima e assim por diante. Estamos juntos para aperfeiçoar e pensar já no segundo simpósio”, garantiu.

Quem também falou aos presentes foi o Chefe Geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede. Ele afirmou que, hoje, o Brasil vive um novo momento do uso da terra, passando de uma pecuária convencional para uma pecuária arborizada. “Todo o nosso conhecimento foi transformado em tecnologia para os produtos e processos. Por isso, é uma grande satisfação conseguir fazer esse evento para trazer a todos essas novidades”, completou.

O representante da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Paraná, André Domingos Bernarde Parra, também comentou, durante sua apresentação, que um evento desse porte traz evoluções para a sociedade, porque vem para proteger o solo e o meio ambiente. “Essa é a semente que vai desenvolver e trazer muitos frutos. Com todas essas instituições juntas para auxiliar e ajudar as pessoas no melhor aproveitamento do solo, vamos alcançar benefícios para o meio ambiente e a pecuária”. Ele ressaltou ainda que o Ministério da Agricultura é parceiro de toda iniciativa que venha trazer benefício para a agricultura e pecuária.

Por fim, quem fechou a cerimônia foi Mariano Félix Duran, diretor do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, representando o governador do Paraná, Beto Richa. “Com a criação do Deflop, a floresta plantada passou a ser equiparada à atividade agrícola, algo de significativa importância para o desenvolvimento do setor de base florestal paranaense. Quero parabenizar a Embrapa Florestas por essa iniciativa de propor e organizar em Curitiba o 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais. É uma forma de dar aos técnicos que trabalham com extensão rural a oportunidade de trocar conhecimentos, que serão levados aos proprietários rurais”, completou.

O Simpósio está sendo organizado pela Embrapa Florestas (Colombo/PR), Instituto Emater Paraná e Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Senar Paraná, Iapar, Sistema Fiep, Universidade Federal do Paraná, Emater/RS, Capes, Associação Paranaense das Empresas de Base Florestal e Iufro.

Mais informações: www.siap2013.com.br.

Fonte: INTERACT Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias