Publicado em: 07/04/2015 às 08:10hs
Isso é uma constante em todo o planeta que está sofrendo mudanças climáticas drásticas por causa do aquecimento global; hora o verão é mais chuvoso, contribuindo para o aumento do material combustível, principalmente herbáceas e gramíneas, e o período de inverno é mais quente; hora a situação se inverte, surpreendendo os administradores com novos eventos em épocas inesperadas.
Essas variações são determinantes para a ocorrência dos grandes incêndios florestais. Regiões que outrora não se imaginava a presença do fogo, em forma de incêndio, hoje se encontram sob risco iminente.
Os efeitos do fogo não ficam restritos aos limites políticos administrativos da região onde ocorrem. O aquecimento global, provocado pelo aumento do CO2 na atmosfera, tem nos incêndios florestais um dos fatores causais de maior relevância. Por isso, a discussão desse problema deve ser permanente, para possibilitar a troca de experiências e de ideias visando a solução dos problemas de maneira mais eficiente.
Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), Departamento de Engenharia Florestal da UFV e Universidade Federal de Sergipe, será realizado em Viçosa (MG), o Seminário Nacional sobre Prevenção e Controle de Incêndios Florestais, nos dias 28 e 29 de abril de 2015.
O seminário vai debater temas como: Equipamentos para prevenção e combate a incêndios florestais ( Cândido Simões – Guarany ); Estratégias para proteção contra incêndios florestais em linhas de transmissão de energia: experiências e desafios (Pedro Mendes Castro – CEMIG ); Gestão da prevenção e controle de incêndios florestais ( Bruno Morales -CMPC Celulose Riograndense); Coordenação interagências para a prevenção e combate a grandes incêndios ( Gabriel Zacharias -Prevfogo/IBAMA); Aplicação prática das queimas controladas (Antonio Carlos Batista – UFPR ); Experiências de Portugal no combate aos incêndios florestais (Nuno Osorio - Comandante Bombeiros da Figueira da Foz - Portugal); Aspectos operacionais da prevenção e combate de incêndios em áreas florestais (Antonio Daniel Araújo – Vallourec Florestal ); Novas estratégias de prevenção e combate aos incêndios em plantios de eucalipto (Edmilson Bitti Loureiro – Fibria ); Sistema de detecção por radar meteorológico ( Ernandes Aparecido Saraiva – Forest Fire
Detection & Remote ); Experiências e desafios no combate e prevenção de incêndios (Alex Barros Medeiros – Cenibra); Monitoramento de incêndios florestais através de sistemas de vigilância eletrônica : Sistema de câmeras e detecção por satélite (Andy Bays - Working on Fire), dentre outros.
O evento conta com apoio da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente, CEMIG Capes, Fibria , Grupo Painel Florestal, CI Florestas, Associação Mineira de Silvicultura, Guarany , Revista da Madeira, Celulose Online , Mais Floresta e Portal do Agronegocio.
Informações :
www.sif.org.br E sifeventos@gmail.com )
Fonte: SIF - Sociedade de Investigações Florestais
◄ Leia outras notícias