Publicado em: 06/06/2013 às 19:00hs
Mais de 50 CEOs e dirigentes de associações de todo o mundo reuniram-se em São Paulo para tratar de questões de interesse comum, incluindo as consequências das pressões econômicas sobre as florestas por conta da demanda por alimentos, combustível e fibras, os impactos das políticas e programas do governo para a indústria de produtos florestais e como posicionar esta indústria no futuro.
"Estamos otimistas sobre o futuro da indústria global de produtos florestais”, disse David Scheible, Presidente e CEO da Graphic Packaging International, Inc, dos Estados Unidos. "Nossa indústria oferece produtos renováveis ??e recicláveis ??que são importantes para atender a economia global e as necessidades dos indivíduos, das famílias e das comunidades em todo o mundo”.
A indústria, como fornecedora de produtos sustentáveis, renováveis e recicláveis de madeira e de papel tem a oportunidade de cada vez melhor satisfazer os mercados tradicionais de celulose, papel, embalagens de papel, produtos de madeira e os novos mercados de bioenergia, produtos químicos, de produtos farmacêuticos e outros. Muitas empresas estão empenhadas no desenvolvimento da nova geração de materiais de fibras de madeira para atender às necessidades da população mundial em crescimento.
“Nossa indústria agrega valor por conta de seu potencial de distribuição de produtos sustentáveis do Século 21 e a redução do impacto ambiental do setor manufatureiro global", disse Marcelo Castelli, CEO da Fibria. “A transformação da indústria para a economia florestal da próxima geração baseia-se no rápido crescimento da bioeconomia”.
Os principais pontos da discussão dos CEOs incluíram as demandas por fibras de madeira e os desafios e oportunidades para a indústria nas áreas de aumento do rendimento das florestas, incremento na qualidade e quantidade das fibras e novos produtos da bio-economia. Eles também abordaram as oportunidades de cooperação da indústria na formulação de políticas globais que afetam sua competitividade, além de oportunidades de atrair novos consumidores e trabalhadores por meio da melhora da percepção desta indústria.
"A fim de realmente aproveitar as oportunidades de crescimento propiciadas pela bioeconomia, a indústria precisará de novos trabalhadores para produzir estes novos produtos", disse Chad Wasilenkoff, CEO da Fortress Paper, do Canadá. "Trabalhando junto com as nossas associações com governos e instituições educacionais, nos comprometemos a atrair e treinar os melhores e mais talentosos profissionais para nossa indústria verde e renovável."
Fonte: Comunicação Corporativa da Bracelpa
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