Publicado em: 07/03/2014 às 13:10hs
Nesta edição da feira, será enfatizada a função social das atividades florestais, destacando o potencial destas áreas para a geração de emprego e renda, os benefícios que proporcionam ao clima, à fauna e ao ciclo das águas, entre outras vantagens, com foco na geração de energia.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar e um dos responsáveis pela parcela Florestas Comerciais, Ilvandro Barreto de Melo, a energia produzida a partir da biomassa florestal já representa 14% da energia renovável do Estado, enquanto esse percentual é de 12,5% no país. “São usados como fonte energética a partir da madeira a lenha, o carvão, o cavaco, o briquete e os pellets. Quase metade de toda a madeira utilizada no Brasil, em torno de 350 milhões m³ ao ano, é empregada na geração de energia que, assim como a eólica e a solar, é renovável”, explica Melo.
Ainda segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, o Brasil possui uma grande ligação social com as florestas, citando como exemplo o próprio nome de nosso país, que é oriundo de uma árvore. Além disso, 61% do território nacional são cobertos por florestas. A atividade florestal gera hoje em torno de 4,4 milhões de empregos, em cerca de 6,8 milhões de hectares plantados e possui um valor de produção que chega a R$ 56 bilhões. “É uma atividade de grande importância para o equilíbrio da balança comercial do país, já que o setor exporta mais do que importa”, completa Melo, falando sobre o impacto social positivo das florestas comerciais.
Durante a Expodireto Cotrijal, no espaço da Emater/RS-Ascar, o visitante encontrará modelos de florestas de eucalipto, pinus, acácia negra, sistema agroflorestal de erva-mate Cambona 4, bambu chinês e pomar de frutas nativas. Poderá, ainda, participar de oficinas de poda da erva-mate, que ocorrem diariamente, às 10h, e acompanhar o processo de produção de cuias e demonstrações de uma serraria móvel. Haverá também a distribuição de erva-mate oriunda do Projeto Sistema Agroflorestal de Erva-Mate Cambona 4, que recebeu o prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil em 2013.
Entrega de certificado
Na quinta-feira (13/03), às 14h30, na parcela das Florestas Comerciais, a Emater/RS-Ascar receberá o certificado de entidade parceria do Sistema Agroflorestal de Erva-mate Cambona 4, por ter colaborado no projeto, o qual foi agraciado com o certificado de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil, por meio do prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. A entrega será feita pela Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho (Apromate).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias