Outros

Estradas de uso florestal

Segundo dia do Encontro Brasileiro debate assuntos relacionados aos cuidados socioambientais e tecnologias


Publicado em: 18/10/2013 às 17:20hs

Estradas de uso florestal

O Encontro Brasileiro de Infraestrutura Florestal que está sendo realizado na capital paranaense apresentou em seu segundo dia assuntos relevantes para os produtores florestais. Em algumas palestras a relação sociedade e meio ambiente esteve presente já que estes são alguns dos aspectos trabalhados com afinco pelas em presas do setor.

Para Reinaldo Langa, diretor da empresa Macro Visão Consultoria Ambiental, quando um trabalho de infraestrutura é bem feito automaticamente traz a sociedade para o lado das empresas florestais. “Desta forma, os pré-conceitos são superados e equívocos frequentes também são esclarecidos”, ponderou.

Para atingir esse objetivo uma das ações que pode e deve se utilizada pelas empresas é a certificação das estradas de uso florestal. “A abertura de estradas é a atividade da produção florestal de maior potencial de impacto ambiental, afinal é realizada próxima a áreas de preservação e conservação ambiental criando danos irreversíveis a paisagem. Por este motivo, as certificações garantem que o trabalho está sendo desenvolvido de forma adequada”, destacou Luciano Lisbão Junior, auditor da Sysflor Certificações Florestais – SCS Global Service.

O diretor da Eccoambiental Engenharia Consultoria e Conservação Ambiental, Rubens Secco, lembrou também que o planejamento das estradas não deve apenas atender as questões legais relacionadas às questões ambientais, mas também ser visto como um investimento futuro. “É neste ponto que o diagnóstico ambiental se torna imprescindível”, recomendou.

Os investimentos necessários para a adequação das estradas de uso florestal também foram discutidos pelos palestrantes Rafael A. Malinovski, diretor de negócios da Malinovski Florestal e Francisco Eduardo de Faria, coordenador de logística da Cenibra. Eles trouxeram a experiência realizada na indústria de celulose, onde custos elevados foram reduzidos graças ao planejamento e uso da técnica e novas tecnologias.

Os principais tipos de revestimentos para estradas de uso florestal também foram apresentados pelo sócio-diretor da Imperpav Projetos e Consultoria, Fernando Augusto Junior. "Investimentos em pavimentação são importantes e extremamente válidos, afinal uma determinada estrada pode ficar anos passando apenas por manutenções periódicas", explicou.

Para fechar o dia, Guilherme Corrêa Stamato, sócio proprietário da Stamade Projeto e Consultoria em Madeira, apresentou a união da madeira e do concreto como solução para as pontes, muitas vezes necessárias nas estradas. “A união é extremamente válida e possível quando um projeto é bem feito e executado, aliado à manutenção adequada”, defendeu o profissional.

Fonte: Assessoria de Imprensa Malinovski Florestal

◄ Leia outras notícias