Publicado em: 27/03/2012 às 08:00hs
O evento tem como objetivo viabilizar a transferência de informações entre diferentes grupos do setor público e privado e possibilitar a troca de experiência entre pesquisadores, profissionais, produtores florestais e estudantes. Durante o Fórum, os participantes visitarão uma unidade demonstrativa do sistema integração lavoura, pecuária e floresta (ILPF) coordenada por professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e extensionistas da Emater-MG.
O sistema ILPF permite o desenvolvimento da pecuária, lavoura e produção de madeira numa mesma área. Além de diminuir custos com a pecuária leiteira, o sistema evita danos ao solo e à pastagem e possibilita renda extra para o produtor com a venda de madeira. Uma das maneiras para implantar o sistema é o plantio inicial do eucalipto, que pode ocorrer entre março e junho. Na época das chuvas é feito o plantio do milho e da braquiária. Após um ano e meio ou duas safras de milho, a área pode ser liberada para o pastejo do gado.
Durante o evento serão realizadas diversas palestras com temas relacionados à Agrossilvicultura. O extensionista da Emater-MG, Rogério Jacinto Gomes, abordará o tema “Atividades de extensão com Agrossilvicultura na Zona da Mata de Minas Gerais”. O técnico da Empresa apresentará o trabalho de orientação dos produtores sobre o sistema ILPF e os resultados já obtidos. “O que podemos perceber é que muitos agricultores aprovam a técnica. A expectativa é que o número de adeptos cresça nos próximos anos”, diz Rogério Jacinto. Encerrando as atividades do Fórum, os participantes visitarão uma unidade demonstrativa de integração lavoura, pecuária e floresta. No local será demonstrado como funciona na prática a técnica.
O Fórum Brasil sobre Agrossilvicultura é promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e Universidade Federal de Viçosa em parceria com a Emater-MG, Associação Mineira de Silvicultura e demais instituições. As inscrições podem ser feitas pelo site www.sif.org.br. Informações: 31 3899-1185. O valor para professores e técnicos de órgãos públicos é R$ 120, 00. Estudantes de graduação e pós em ciências agrárias pagam R$ 70,00.
Fonte: Assessoria de comunicação da Emater-MG
◄ Leia outras notícias