Publicado em: 16/03/2015 às 07:00hs
A Eldorado Brasil, uma das maiores empresas de celulose do mundo, conseguiu autorização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para ampliar de 12 para 15 meses o período de inspeção da caldeira de recuperação, um dos principais motivos para a realização da parada anual obrigatória para as indústrias.
Na prática, o incremento de um trimestre no intervalo para realização da parada geral significada ganho de produtividade, pois a cada quatro anos, a empresa terá um sem suspensão de atividades.
“A caldeira de recuperação da Eldorado é uma das maiores e mais modernas do mundo. Certamente sua performance de produção é um fator decisivo para a conquista da autorização”, explica o diretor Industrial da companhia, Carlos Monteiro.
A iniciativa, que partiu da indústria, foi homologada pelo Governo Federal este mês e já permitirá que a companhia programe a próxima parada geral, inicialmente organizada para fevereiro, apenas no mês de maio. “A decisão do MTE só tende a beneficiar as empresas do setor com esta deliberação, possibilitando um incremento de produção sem risco para as pessoas e para os ativos”, completa.
Parada Geral Programada
Dentro da indústria, a caldeira é a responsável por recuperar os produtos químicos utilizados na produção da celulose e gerar energia (por meio do vapor), parte fundamental do processo de produção.
A gigante, que é uma das maiores caldeiras deste tipo no mundo, conta com uma fornalha de 293 m2 e tem capacidade para queimar 6,8 mil toneladas de resíduos sólidos secos por dia, gerando 1200 toneladas de vapor por hora com uma pressão de 86 bar.
Para mantê-la segura, a Parada Geral é o momento que especialistas - apoiados por funcionários da Eldorado - fazem a limpeza, ajustes preventivos e de manutenção. Além da caldeira, outros equipamentos da fábrica, que não podem ser melhorados enquanto estão em operação, recebem estes cuidados.
Este ano, a ação ocorreu entre 26 de janeiro a 4 de fevereiro e envolveu cerca de 1.500 técnicos, além dos especialistas que operam na fábrica.
Sobre Eldorado Brasil
A Eldorado Brasil, empresa do Grupo J&F, é uma das principais produtoras mundiais de celulose branqueada de eucalipto, com matéria prima proveniente de florestas plantadas e certificadas. Com dois anos de operação, já tem presença consolidada no mercado internacional e ocupa lugar de destaque no setor, pela adoção de tecnologia de ponta e inovação em toda a cadeia produtiva, o que garante resultados competitivos e sustentáveis. Sua fábrica em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, tem capacidade nominal de produção de celulose de 1,7 milhão de toneladas por ano.
Fonte: CDN – Comunicação Corporativa
◄ Leia outras notícias