Outros

Casa da Floresta Plantada é inaugurada em Carambeí

Espaço conta a história do setor florestal no Paraná e serve para trazer conhecimento sobre as atividades desenvolvidas


Publicado em: 22/04/2015 às 12:50hs

Casa da Floresta Plantada é inaugurada em Carambeí

A Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) inaugurou, na última sexta-feira, 10, a Casa da Floresta Plantada, localizada no Parque Histórico de Carambeí. A casa, que foi idealizada em 2010, traz um histórico do setor florestal no Paraná e sua evolução. No espaço estão disponibilizados paineis com informações sobre a base florestal, como a diferença entre floresta plantada e floresta nativa, além de diversos produtos que resultam da atividade. Ao todo, mais de 50 pessoas participaram da inauguração.

Para Edson Balloni, presidente da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), fazer parte do parque é uma grande oportunidade para o setor, porque, assim, será possível mostrar à sociedade o valor da atividade florestal e os benefícios que ela traz para o país. “Mais de 70 mil pessoas passam por aqui todos os anos. A maioria das pessoas desconhece a atividade. Aqui, podemos mostrar tudo aquilo que fazemos de bom”, avalia.

Dick Carlos De Geus, presidente da Associação Parque Histórico de Carambeí, lembrou que o local é muito visitado por crianças e jovens. Assim, todos poderão aprender um pouco da história e o papel de cada um para que a região seja preservada. “A Apre é um exemplo muito claro. A base florestal também. A iniciativa privada é extremamente importante. Que possamos continuar como parceiros e cada vez mais dar exemplos para o nosso país. Assim, mostraremos que nosso objetivo é deixar o local onde vivemos cada vez melhor”, ressalta.

Na opinião do curador da Casa da Floresta Plantada, Fábio Chedid, o setor florestal é muito grande e a sociedade precisa conhecer sua amplitude de produtos. Ele reforça que a casa será fundamental para isso, pois todos poderão conhecer a atividade do segmento e descobrir que diversos produtos vêm da floresta plantada. “O desafio da casa, do Parque e da Apre é abrir a mente das pessoas, porque a falta de informação é que atrapalha o desenvolvimento de um país. Vamos mostrar que o setor florestal é fantástico e indispensável. Só podemos agradecer todo o conhecimento disponibilizado”, diz.

O chefe-geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede, também participou da inauguração Para ele, o setor florestal é uma mola propulsora da economia e contribui para a sustentabilidade do planeta. “Esse tipo de atividade, voltada para a cultura e a educação, serve para difundir a base florestal. Precisamos falar mais sobre o nosso setor e os benefícios que ele traz. Com certeza essa iniciativa resultar em muitas conquistas”, declara.

Benno Doetzer, diretor-presidente do Instituto de Florestas do Paraná, que na ocasião representou o secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, reforçou a ideia de que a Casa da Floresta Plantada vai fortalecer o setor.

“Temos muitos desafios para vencer e isso só é possível agindo em toda a cadeia. Uma das formas é mostrar à população a importância do setor e o que a floresta traz de benefício para o Estado, para o agricultor e para a sociedade. Essa iniciativa vai ajudar a mudar a mentalidade da população e mostrar a importância da atividade”, observa.

Por fim, Álvaro Scheffer, presidente da Águia Florestal, uma das empresas patrocinadoras da casa, afirmou que o museu é um centro de disseminação cultural extremamente importante para que o brasileiro aprenda a construir um país produtivo e bonito, onde ainda se valoriza a qualidade de vida. Segundo ele, a atividade florestal tem um foco muito importante nesse sentido.

“Nós somos os ‘lixeiros’ do mundo; somos a atividade que retira CO2 da atmosfera, que evita o efeito estufa. Precisamos fazer com que a atividade florestal seja realmente reconhecida como uma atividade essencial para a qualidade de vida do ser humano”, completa.

A Casa da Floresta Plantada é uma iniciativa da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), em parceria com a Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC). Na primeira etapa, para a construção da vila dentro do parque histórico, empresas associadas à Apre doaram madeira de Pinus tratadas; já na segunda etapa, para a montagem da mostra do setor, instalada internamente na casa, o espaço teve o patrocínio das empresas Valor Florestal, Berneck, Rigesa e Braspine.

Também estiveram presentes no evento o diretor executivo e o gerente executivo da Apre, Carlos Mendes e Ailson Loper, respectivamente; Bart Janssen, vice-prefeito de Carambeí, que representou o prefeito da cidade, Osmar Blum; Rosnei Ribeiro, secretário da Indústria e Comércio de Carambeí; Felipe Petro, do Senar; Gaspar de Gueus, vice-presidente da Batavo; além de diversos representantes das empresas associadas à Apre.

Fonte: Interact Comunicação

◄ Leia outras notícias