Mercado Florestal

Trabalho do setor de base florestal de MT é bem recebido na Feicon

A representatividade do grupo levado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) a São Paulo para participar da maior Feira de construção civil da América Latina


Publicado em: 24/03/2014 às 16:50hs

Trabalho do setor de base florestal de MT é bem recebido na Feicon

A representatividade do grupo levado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) a São Paulo para participar da maior Feira de construção civil da América Latina, a Feicon, esta semana foi destaque nas discussões da terceira reunião ordinária da diretoria, ocorrida na última quinta-feira (20.03), em Cuiabá.O presidente do Cipem, Geraldo Bento, ressaltou a receptividade da comitiva na feira e que é importante conhecer as demandas do mercado e trazer as informações para seus associados.

“O setor florestal foi muito bem recebido pelos organizadores e participantes da feira, reconhecendo que o Manejo Florestal é a única forma de manter a floresta em pé, e também que Mato Grosso é referência na qualidade da colheita da madeira", destacou Bento. "Durante a visita recebemos o convite do vice-presidente da Feicon, para participar da próxima Feira, e apresentar nossos produtos, afim de mostrar que o setor produz com sustentabilidade de acordo com a necessidade do mercado”, salientou.

O presidente do Fundo de Apoio à Madeira (Famad), Jaldes Langer, destacou o trabalho do Cipem em relação ao mercado consumidor da madeira. “Percebo que o Cipem fez o dever de casa, e amadureceu ainda mais os assuntos pertinentes ao setor, seguindo seu planejamento olhando para o mercado, quais suas tendências, quais suas exigências em inovações, onde e como podemos atuar. O que representa uma mudança no comportamento do segmento em procurar produzir o que o mercado pede e sempre levando as informações para seus associados”, concluiu.

O presidente da Câmara de inovação e tecnologia do Cipem, e dirigente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte de Mato Grosso (Sindinorte), Claudinei Freitas, que compôs a comitiva a São Paulo, comentou que o evento é muito importante para setor, devido a grande oportunidade de negócios.

“A Feira é um mercado aberto para os empresários de base florestal. Dentro da Câmara de Inovação e Tecnologia estamos com um planejamento focado na exposição dos nossos produtos dando ênfase ao mercado consumidor, onde iremos participar de Feiras nacionais e internacionais. Usando a criatividade para demostrar nossa qualidade e expertise dos produtores matogrossenses no que se refere à madeira proveniente do manejo florestal sustentável”, concluiu Freitas.

Também durante a visita em São Paulo, o Fórum Nacional de Atividade de Base Florestal (FNBF) que é presidido pelo presidente do Cipem, Geraldo Bento, assumiu a governança da mesa de debates de discussões da Rede Amigos da Amazônia (RAA)que realiza a aproximação dos mercados nacionais ao paulista, mesa essa, anteriormente conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que continuará coordenando as metodologias, fazendo a parte técnica e operacional do processo.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Base Florestal (Sindiflora), Fernando Zafonato, é muito importante a atuação do Fórum para Mato Grosso, onde a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), avalizou a entidade como porta-voz do setor de base florestal, fazendo a liderança dessa comercialização com a divulgação da sustentabilidade dos produtos, com o intuito de demostrar a transparência e legalidade dos produtos madeireiros do estado em nível nacional.

 

Fonte: Assessoria Cipem

◄ Leia outras notícias