Publicado em: 19/06/2015 às 08:00hs
No último dia 12.06 o segmento florestal, capitaneado pelo Sindicato das Indústrias Madeireiras do Médio Norte no Estado de Mato Grosso (Sindinorte), entidade associada ao Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), criou uma ação de empresários do setor através de uma comissão no município de Nova Maringá. O objetivo foi cobrar os deputados e o governo do Estado com relação às demandas urgentes dessa área.
O presidente do Sindinorte, Claudinei Melo de Freitas, explicou que houve uma reunião na Câmara Municipal de Nova Maringá após o sindicato ter enviado um ofício para o presidente daquela Casa. Com isso, os vereadores constituíram uma comissão para cobrar, junto com os deputados estaduais, o governo do Estado sobre os projetos de manejo, protocolados na região de Nova Maringá.
“Foi uma reunião proveitosa e inédita, porque nunca antes os vereadores se reuniram para debater e buscar apoio dos deputados no sentido de que a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) destrave e comece a andar e faça as contratações dos analistas técnicos para aprovar os projetos de manejo florestal do Estado. Isso mostra que não são só os empresários, a iniciativa privada, mas a iniciativa pública também está preocupada com a economia da cidade”, esclareceu Freitas.
O vereador Edmar Marques Leite, que também participou da reunião, informou que, em Nova Maringá, estão diminuindo as serrarias por causa desses problemas (com o atraso nas liberações dos projetos de manejo). “Nesta quarta-feira (17.06) vamos entregar os ofícios junto com o Sindinorte para a Assembleia Legislativa. As madeireiras não estão podendo trabalhar nessa situação. Setenta por cento do munícipio aqui é envolvido com a produção da madeireira. Vamos reivindicar que a Sema não fique travando o manejo florestal. O setor de vistoria da Sema está em greve. Tem empresários com o manejo pronto, só falta a legalização para voltar a trabalhar e voltar ao que era antes. Enquanto isso, a cidade está praticamente parada hoje”, relatou.
Outro engajado na questão é o vereador Vagner Lordano. De acordo com ele, haverá a cobrança de mais servidores para a Sema. “Vamos encaminhar o ofício pra o deputado Dilmar Dal Bosco. Conversamos entre nós, vereadores, pedindo a atenção do prefeito nessa questão do manejo florestalem Nova Maringá, porque o setor de base florestal está numa situação difícil. Não tem mais manejo aprovado, estão havendo muitas demissões e o setor de base florestal é que movimenta o comércio local. Então, a gente tem certa preocupação. Tivemos a sessão ordinária e pré-aprovamos a Comissão de Meio Ambiente em prol do setor de base florestal para discutir essa questão”, enfatizou.
Fonte: Assessoria Cipem
◄ Leia outras notícias