Mercado Florestal

Setor florestal aumenta fabricação de matéria-prima e produtos para itens essenciais durante pandemia

O Boletim Cenários Ibá, produzido pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), apontou que, a produção de produtos essenciais demonstrou alta entre janeiro e setembro de 2020, quando comparado com o ano anterior


Publicado em: 30/11/2020 às 11:10hs

Setor florestal aumenta fabricação de matéria-prima e produtos para itens essenciais durante pandemia

A celulose avançou 5,9%; embalagens de papel demonstraram alta de 1,3%; enquanto papelcartão subiu 5,9%; e papéis para fins sanitários apresentaram avanço de 3,4%. As vendas domésticas de painéis de madeira, por sua vez, cresceram 0,8% no mesmo período.

“Este é um setor que vem mostrando sua essencialidade desde o início da pandemia. Os números do setor de árvores cultivadas entre janeiro e setembro corroboram com isso e revelam que todo o rígido protocolo adotado pelas companhias para cuidar dos colaboradores e manter a operação rodando está dando certo. Houve aumento de produção matéria-prima e itens que são fundamentais para proteção e prevenção de todos neste momento de pandemia, como celulose, que dá origem a EPIs tal qual máscaras cirúrgicas, toucas e aventais hospitalares; embalagens de papel e papelcartão, fundamentais para logística de e-commerce e delivery; e papéis para higiene, como lenços, papel higiênico, entre outros. Os painéis de madeira também demonstraram avanço nas vendas domésticas, uma vez que o home office tem estimulado e as pessoas passaram a remodelar suas casas. Vale lembrar que todos estes produtos têm origem renovável, a partir de árvores cultivadas. Ou seja, este é um setor que cuida do meio ambiente e das pessoas, seja colaboradores, comunidades vizinhas ou consumidores”, afirmou Paulo Hartung, presidente da Ibá.

Nos três primeiros trimestres de 2020, os produtos da indústria de base florestal chegaram a US$ 6,0 bilhões em comercializações com outros países. As vendas para o mercado externo de celulose totalizaram US$ 4,5 bilhões, enquanto de papel somaram US$ 1,3 bilhão e painéis de madeira, US$ 196 milhões.

A China seguiu como principal mercado da celulose nacional, adquirindo US$ 2,1 bilhões do produto. A América Latina, por sua vez, é o destino com maior negociação para painéis de madeira (US$ 95 milhões) e papel (US$ 738 milhões).

Confira a seguir os indicadores de desempenho do setor de árvores plantadas durante o terceiro trimestre de 2020, na 63ª edição do Cenários Ibá(http://iba.org/datafiles/e-mail-marketing/cenarios/63-cenarios.pdf), boletim Indústria Brasileira de Árvores.

Produção

A produção de celulose chegou a 5,4 milhões de toneladas, avanço de 7,5%. No segmento de papel, destaca-se o papelcartão (+14,1%), comumente utilizado em embalagens para entrega via delivery ou embalagens de papel para alimentos.

Vendas Domésticas

As vendas de painéis de madeira no Brasil, no terceiro semestre de 2020, somaram 2,2 milhões de m3, aumento expressivo de 21,4%. Já o volume de vendas domésticas de papel foi de 1,4 milhão de toneladas.

Exportações em volume

As exportações de celulose demonstraram avanço de 11,7% no terceiro trimestre, somando 3,7 milhões de toneladas vendidas. O papel totalizou 497 milhões de toneladas comercializadas com outros países.