Mercado Florestal

Saiba como é possível plantar duas florestas numa mesma área

Duas empresas em Mato Grosso do Sul criaram um projeto único para atender a pequenos e médios produtores rurais


Publicado em: 11/09/2014 às 15:10hs

Saiba como é possível plantar duas florestas numa mesma área

Projetado para unificar dentro de uma mesma propriedade rural duas espécies florestais, eucalipto para energia e mogno africano para madeira nobre, o projeto Dual Forest foi a resposta data pelas empresas Clube da Madeira Nobre e ReflorestMS para aquilo que o mercado estava pedindo.

“Muitos clientes nos procuravam querendo ter em sua propriedade uma base florestal de eucalipto, mas se deparavam com algumas dificuldades para a implantação, desde o tamanho da área para plantio e o baixo retorno que estas pequenas áreas obtém devido aos custos envolvidos em todo o processo, principalmente o corte e transporte da madeira” afirma Marcelo Garcioni, diretor da ReflorestMS.

Já na outra ponta o tempo para o corte de uma madeira nobre, em média de 15 a 18 anos, desestimulava pequenos proprietários e terem áreas com madeira nobre, “pois é muito complicado o cliente entender que teremos madeira pronta para serraria em no mínimo 15 anos” afirma Everton Regatieri, diretor do Clube da Madeira Nobre, que viu no Dual Forest a possibilidade de pequenos e médios produtores rurais obterem a rapidez do retorno do eucalipto com a possibilidade de um excelente retorno financeiro que uma madeira nobre pode oferecer.

A meta do Dual Forest é ter uma base florestal de 4 a 5 mil hectares de floresta mista que será implantada nos próximos 5 anos. “A vantagem da floresta mista é que o produtor consegue visualizar custos e ganhos em um mesmo projeto a médio, curto e longo prazos e o melhor da história é que os clientes estão se impressionando com o custo de cada hectare de implantação do Dual Forest e com o rendimento já a partir do quarto ano”, afirma Everton Regatieri, que dispõe, inclusive, de financiamento próprio para áreas a partir de 15 hectares de floresta de eucalipto com mogno africano.

Atendendo a nichos diferentes no mercado da silvicultura, o Clube da Madeira Nobre, que é especialista em mogno africano e ReflorestMS, uma das mais completas empresas especializadas em eucalipto para energia, do plantio à comercialização, lançaram o Dual Forest durante e Feira do Empreendedor do Sebrae na capital Campo Grande. Evento que aconteceu entre os dias 21 e 24 de agosto deste ano.

 

Fonte: Painel Florestal Foto Mancha alvo na cultura do algodão

◄ Leia outras notícias