Mercado Florestal

Retração do mercado chinês não atrapalha exportações de celulose da Eldorado

A empresa ressalta que a desaceleração registrada na economia chinesa não deve refletir nas exportação


Publicado em: 23/07/2015 às 17:30hs

Retração do mercado chinês não atrapalha exportações de celulose da Eldorado

Mesmo com a queda de exportações de celulose de 4,5% no ano, devido à crise na China, a Eldorado informou que o mercado segue crescendo em um ritmo acelerado e a expectativa é aumentar a produção de celulose e exportar ainda mais após a conclusão do projeto Vanguarda 2, que trata da ampliação da empresa.

A empresa ressalta que a desaceleração registrada na economia chinesa não deve refletir na exportação de celulose feita pela Eldorado Brasil. A empresa instalada desde 2012 em Três Lagoas acredita em sua estratégia comercial para permitir o aumento de vendas em outras localidades, reduzindo o risco de concentração de dependência nesta parte do mercado na Ásia.

A Eldorado exporta 90% da sua produção: 47% são encaminhadas para a Ásia, 32% vão para a Europa, 9% para os Estados Unidos e 2% para a América Latina. Desta forma, ela garante que atualmente a China é um dos principais consumidores de celulose da companhia, possuindo inclusive escritório em Xangai, além de Viena (Áustria) e em Connecticut (Estados Unidos). Mesmo assim, a assessoria de comunicação da Eldorado informou que o “Efeito China” não deve ter influência em sua exportação porque a empresa “está apoiada na diversificação da base de clientes”.

Ainda assim a expectativa é continuar atendendo o mercado chinês, que possui forte demanda graças ao desenvolvimento do consumo doméstico, à urbanização e ao aumento do poder aquisitivo da população em geral, associado à melhoria dos padrões de vida.

“A população chinesa, ano a ano, está começando a usar mais tissue (papeis de higiene pessoal), em várias categorias, e esse é um hábito que uma vez adquirido não muda, mesmo em situações econômicas menos favoráveis”, informou a empresa em nota.

ELDORADO EM NÚMEROS

Somente no primeiro trimestre deste ano, a Eldorado exportou 366 mil toneladas de celulose, sendo que deste volume 41% teve como destino a Ásia. No mesmo período do ano passado, a empresa exportou 288 mil toneladas e 37% do total foi encaminhado para o continente asiático. Os números mostram um aumento e a China é o principal consumidor de celulose da empresa.

Hoje, a Eldorado Brasil produz 1,7 milhão de tonelada de celulose por ano. Com a ampliação da fábrica, a capacidade irá aumentar para 4 milhões de toneladas por ano. Finalizada a linha 2, prevista para 2018, a empresa contará com 200 mil hectares de áreas plantadas de eucalipto, sendo que 100% da colheita será mecanizada.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias
/* */ --