Mercado Florestal

Reflorestar amplia operações em Minas Gerais e fortalece economia regional

Expansão da silvicultura mecanizada em Bom Jardim e Conceição do Mato Dentro aumenta produção florestal no estado


Publicado em: 31/03/2026 às 07:30hs

Reflorestar amplia operações em Minas Gerais e fortalece economia regional
Novas frentes em Minas Gerais

A Reflorestar Soluções Florestais, especializada em soluções 100% mecanizadas para silvicultura, colheita e carregamento de madeira, iniciou duas novas operações em Minas Gerais. As unidades estão localizadas em Bom Jardim, no Sul do estado, próximo à divisa com o Rio de Janeiro, e em Conceição do Mato Dentro, na região Central.

Os contratos atendem à cadeia da siderurgia e incluem derrubada, arraste e traçamento no sistema full tree, utilizando equipamentos como feller buncher, skidder e garra traçadora. Para as novas operações, a empresa mobilizou 25 profissionais inicialmente.

Integração com comunidades e impacto econômico

Segundo Nilo Neiva, gerente geral de Operações Florestais, a expansão foi planejada para gerar impactos positivos nas comunidades locais. “Todo o trabalho é estruturado para garantir uma relação positiva com as comunidades, criando empregos diretos e impulsionando setores como hotelaria, postos de combustíveis, restaurantes e oficinas”, afirma.

O executivo reforça que a expansão consolida a empresa no mercado e demonstra a confiança dos clientes em sua capacidade de entrega, mantendo foco em segurança, desempenho operacional e geração de valor a longo prazo.

Operações consolidadas em Três Marias

Além das novas frentes, a Reflorestar mantém operações em Três Marias, em parceria com uma das principais empresas da siderurgia brasileira. A unidade conta com:

  • Dois módulos full service (6 máquinas)
  • Um módulo rental (3 máquinas)
  • Um módulo de realinhamento e subsolagem (1 máquina)

No total, são dez equipamentos em operação, reforçando a capacidade da empresa de atender grandes demandas do setor florestal.

Minas Gerais como mercado estratégico para silvicultura

A expansão ocorre em um cenário favorável para o setor florestal no estado. Estudo da Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), divulgado no segundo semestre de 2025, aponta que Minas Gerais possui 15 milhões de hectares aptos para projetos florestais.

O levantamento indica ainda que Minas Gerais concentra cerca de 2,3 milhões de hectares de florestas plantadas — equivalente a 25% da área total de plantações florestais do Brasil — e 1,3 milhão de hectares de florestas preservadas. A silvicultura está presente em 811 dos 853 municípios do estado, evidenciando sua relevância econômica e territorial.

Expansão reforça liderança da Reflorestar

Para Igor Souza, diretor florestal da Reflorestar, a ampliação no estado fortalece o posicionamento estratégico da empresa. “Minas Gerais concentra o maior valor de produção florestal do Brasil e é o berço da Reflorestar. Ampliar nossa atuação em diferentes regiões fortalece a proximidade com os clientes e demonstra nossa capacidade de atender a um mercado que é referência nacional”, afirma.

Com as novas operações, a Reflorestar segue expandindo sua atuação no país, consolidando um modelo baseado em mecanização, eficiência operacional e geração de valor sustentável para clientes e comunidades.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias
/* */ --