Publicado em: 26/04/2012 às 15:40hs
Com o intuito de informar mais de 3 mil professores da rede de ensino de Goiânia/GO sobre os aspectos nutricionais e a versatilidade dos produtos suínos, a Associação Goiana dos Suinocultores (AGS) por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) e o Sebrae/GO vem apresentando os benefícios e a qualidade da carne suína nos encontros e palestras realizadas pelo projeto Agrinho. Como um circuito de informação, a expectativa dos organizadores é capacitar esses profissionais em turmas de 200 pessoas até o final de junho totalizando 3 mil professores que vão multiplicar a informação para quase 600 mil alunos. Na ação, que é considerada de cunho social e realizada pelo sistema FAEG/SENAR, espera-se reunir professores de 170 municípios próximos a capital goiana.
No encontro, a nutricionista Gleiva Staciarini, especialista em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição, falou aos professores sobre “Importância da Carne Suína na Alimentação Humana”, abordando os benefícios da carne suína, seus aspectos nutricionais além da importância de uma boa apresentação do produto dentro das escolas. “O objetivo é que as crianças e jovens dos colégios da rede municipal tenham uma nova visão sobre a carne suína, que levem esse conhecimento para casa e assim, auxiliem para o aumento do consumo a nível nacional”, explica a nutricionista.
A pedagoga, Marta Regina Macedo, do município do Varjão, participou da palestra e disse que é preciso fazer cada vez mais ações como essas para mostrar não só aos professores, mas toda sociedade os benefícios da carne suína. “É preciso mostrar para o nosso estado, que é um dos maiores exportadores da carne suína a qualidade do produto e a saudabilidade que ele oferece. Já estou fazendo a minha parte na escola, levando aos meus alunos do quarto ano do ensino fundamental o conhecimento sobre o suíno, fazendo oficinas de desenho e mostrando receitas para que eles já se familiarizem com o produto”. A professora acrescenta que suinocultura será o tema de seu projeto no Agrinho e que a estratégia é desenvolver o setor educando as crianças.
As mais de 10 palestras que acontecem até o final de junho terão ênfase nas cartilhas produzidas pelo PNDS, como a de merenda escolar e refeições coletivas. “Com esse conteúdo incorporado ao material de capacitação dos professores, e um almoço para degustação dos diferentes cortes suínos, estamos promovendo de forma prática os benefícios da carne suína”, diz Crenilda Neves, gerente executiva da AGS.
Para Maria Luiza Bretas, coordenadora do Projeto Agrinho, as palestras conceituais sobra a qualidade da carne suína são uma bela forma de desmistificar o produto e oferecer bons motivos para o seu consumo. “Em uma palestra descontraída os professores estão aprendendo que a carne suína não é uma vilã, mais sim um produto com pouco colesterol, alta concentração de proteína e ótimo sabor. O almoço servido após a palestra também demostra na prática as qualidades da carne suína.”, diz.
Vale lembrar que esta capacitação se estenderá aos alunos que futuramente se inscreverem no projeto Agrinho para aprenderem sobre estes aspectos da carne suína por meio de seus professores. “Esse contato entre professores e alunos, são uma grande oportunidade para informar esses futuros consumidores sobre a carne suína”, encerra Lívia Machado, coordenadora nacional do PNDS.
Fonte: Comunicação ABCS
◄ Leia outras notícias