Mercado Florestal

O segredo da conquista

Maior importador mundial de carne suína, o Japão é um cobiçado mercado, por oferecer remuneração diferenciada, à altura das exigências feitas


Publicado em: 15/08/2013 às 13:00hs

O segredo da conquista

Depois de longo processo, Santa Catarina carimbou seu passaporte em maio deste ano, e os primeiros contêineres com produto devem chegar ao país asiático até o final do mês. Adido agrícola da embaixada brasileira em Tóquio, Gutemberg Barone de Araújo Nojosa acompanhou a negociação e avalia como a conquista foi possível:

Foi um trabalho de dedicação das autoridades, associado à decisão de Santa Catarina de manter o Estado livre de doenças como a aftosa e as pestes suínas clássica e africana.

Segundo Nojosa, ser um Estado livre de aftosa sem vacinação é uma prerrogativa dos japoneses para conceder o aval. Por enquanto, afirma o adido, que ontem participou do 6º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura, em Chapecó (SC), não há perspectivas de que outros Estados brasileiros se credenciem.

o Rio Grande do Sul é livre da doença, mas com vacinação, aplicada em bovinos e bubalinos.

A estimativa do governo catarinense é fornecer, neste primeiro ano, 10% das 1,2 milhão de toneladas de carne suína compradas anualmente pelo Japão.

Fonte: Zero Hora

◄ Leia outras notícias