Mercado Florestal

FSC® Brasil lança plataforma educacional Saber FSC

Primeiro curso será para o Setor Gráfico e terá desconto até dia 16 de dezembro


Publicado em: 01/12/2020 às 13:40hs

FSC® Brasil lança plataforma educacional Saber FSC

São Paulo, 26 de novembro de 2020 - O FSC Brasil lança, de forma inédita no sistema, uma plataforma de ensino para oferecer ao público interessado a oportunidade de conhecer e se aprofundar no assunto certificação, com conteúdo qualificado, 100% atualizado, exemplos práticos e aplicação à realidade brasileira. 

O curso inaugural, Cadeia de Custódia FSC® no Setor Gráfico, começa no dia 2 de fevereiro e tem quinze módulos, que somam cerca de 8 horas de conteúdo e ficam disponíveis por três meses aos inscritos. Entre os assuntos tratados estão desde o que é a certificação, como funciona o sistema FSC, quem pode se certificar, os sistemas para controlar as declarações de produtos FSC até rotulagem e certificação multisite e em grupo.

O curso foi coordenado pela equipe do FSC Brasil - Daniela Vilela, coordenadora técnica, e Fernanda Vaz, Analista de Desenvolvimento de Negócios -, em conjunto com a gestora ambiental Evelin Fagundes dos Santos, que atuou por mais de 13 anos com certificações florestais e foi responsável, inclusive, pelo Programa de Cadeia de Custódia no FSC Internacional, na Alemanha, e coordenadora de certificações socioambientais do Imaflora. 

Os públicos-alvo do curso são profissionais que querem atuar com a certificação e aqueles que desejam reciclar seus conhecimentos; consultores, estudantes e profissionais liberais; atores do poder público que querem aprofundar seus conhecimentos para planejar políticas e compras públicas; e organizações interessadas na rastreabilidade da Cadeia de Custódia FSC. 

"Já há alguns anos, o FSC Brasil promove cursos abertos, mas eles ficavam mais restritos do que gostaríamos por causa da questão geográfica", diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil. "Além de suas dimensões continentais, o País tem lugares de difícil acesso onde, muitas vezes, o manejo florestal é ainda mais relevante", diz. O objetivo da plataforma, portanto, é dar conta dessa diversidade e da demanda por cursos fora de São Paulo. 

Histórico de Cursos 

O FSC foi criado com a missão de difundir e facilitar o bom manejo das florestas e, desde então, promove uma série de ações para ampliar o conhecimento sobre o assunto e fomentar o crescimento do sistema. Entra elas, está o programa de cursos, que já teve formatos abertos (online e presencial) e "in company". Desde 2014, já foram oferecidos 33 cursos e mais de 800 alunos se beneficiaram. 

Metodologia de Ensino 

O principal objetivo da Plataforma Saber FSC é oferecer um conteúdo integrado ao dia a dia da certificação e condizente com a realidade brasileira. Todo curso é constituído de módulos gravados e aulas ao vivo que oferecem a oportunidade de tirar dúvidas e aprofundar conhecimentos mais específicos. Há ainda uma série de ferramentas de ensino como exercícios de fixação, e-book e documentos de exemplo. E vale lembrar que todos os vídeos tem legenda como um recurso de acessibilidade. 

Outro diferencial é o certificado de conclusão, que mostra ao mercado que você está se atualizando nos temas que se relacionam com sua área de atuação. 

As inscrições começam no dia 26 de novembro no site da própria plataforma e o pagamento pode ser feito por meio de boleto ou cartão de crédito. Até o dia 16 de dezembro, haverá desconto de 15%. 

Para mais informações, acesse.