Publicado em: 24/10/2022 às 07:00hs
Dentre os países com maior área florestal, está o Brasil. Com 58,5% do território ocupado por florestas, totalizando uma área de aproximadamente 500 milhões de hectares, o país só fica atrás da Rússia. Diante desse cenário, a TTG Brasil, uma empresa que administra ativos florestais, adotou o SAP Business One, software de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto vem sendo liderado pela H&CO.
Com 15 anos de trajetória no mercado de investimentos em Timberland (ativos florestais), a TTG é responsável pela administração de cerca de 300 mil hectares de propriedades florestais no país, nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Para gerenciar todas essas atividades, são mais de 60 colaboradores.
Como esse segmento gera altas demandas e obrigatoriedade de documentações, relatórios e afins, logo, a empresa começou a sentir a necessidade de adequar o seu modelo de gestão. Até pouco tempo atrás, a TTG fazia o controle das operações por meio de planilhas onde eram anexados os dados referentes às operações bancárias e fiscais. Diante de tamanha complexidade, adotou o SAP Business One para ajudar no controle das operações administrativas. À princípio, implementou o sistema para gerenciar e automatizar a parte financeira, despesas, contas a pagar e fluxo de caixa.
Segundo Camila Scardova, gerente administrativa da TTG Brasil, após a aquisição do software, os benefícios foram rapidamente perceptíveis. “A partir do uso do ERP, conseguimos ofertar um atendimento personalizado para os clientes e funcionários. Passamos a ter um controle mais palpável do planejamento e administração das nossas operações, além de estabelecer melhores ferramentas e produtos com base nas análises gerenciais”, explica.
Com as operações organizadas, a TTG Brasil reforçou ainda mais o seu compromisso de garantir a maior eficiência e transparência no planejamento e execução dos seus inventários florestais. A empresa atualmente monitora mais de 150 mil hectares de Eucalyptus e Pinus, em cinco estados através do Inventário Florestal Contínuo (IFC), e administra a venda da madeira para as principais empresas do setor florestal brasileiro com base no Inventário Florestal Pré-Corte (IPC). E, para auxiliar nessa jornada, a companhia adotou uma solução exclusiva da H&CO para o agronegócio.
A consultoria é uma parceira global da SAP e, além do SAP Business One, oferece o serviço de gestão agrícola integrado ao ERP para fazer todo o controle produtivo das ações de negociações de compra e venda, financiamento, plantio e classificação, gestão de contratos de fechamento de contas do produtor, gestão de manutenção, controle de balança rodoviária, resultado e contabilização.
Além disso, um dos grandes diferenciais da plataforma está na oferta de uma gestão mobile, para que seja fornecida uma visão geral através de uma gestão administrativa e financeira, bem como a plataforma em nuvem, que auxilia na agilidade do controle de compra e estoque. A TTG Brasil já implementou a solução para gerenciamento de compras e agora está no processo de integrar o controle de estoque para continuar obtendo melhorias nos processos.
Para Érico Mazini, sócio da H&CO Brasil, o case da TTG Brasil se configura como um dos mais relevantes para a empresa. “O segmento de ativos florestais é um setor pujante, justamente, por estar amplamente relacionado com o agronegócio, que é um verdadeiro impulsionador da economia brasileira. Assim, ao implementarmos uma solução personalizada, podemos ver a eficácia do uso de ferramentas de gestão em todos os processos”, enfatiza.
O trabalho na TTG Brasil, hoje, se encontra na fase final para mensuração dos resultados. Para Flávio Silva, gerente de Operações da H&CO São José do Rio Preto, o projeto foi desafiador do ponto de vista da extração dos dados, porém muito satisfatório no ganho de eficiência. “Tivemos uma árdua jornada para extrair informações importantes para o SAP Business One. Entretanto, o comprometimento e a confiança de toda a equipe em fazer uma gestão eficiente, certamente, foi o que fez a diferença para esse case de sucesso”, destaca.
Atualmente, a TTG está com o foco em metrificar os resultados a partir da uniformização e estruturação dos processos. “Vemos o quanto evoluímos ao longo desse tempo. E, pretendemos ir ainda mais longe, fazendo a diferença nesse segmento tão relevante e sempre aperfeiçoando nossas práticas para oferecer o melhor serviço”, finaliza a gerente administrativa da TTG.
Fonte: Informa Mídia
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