Mercado Florestal

Eldorado Brasil já tem condições de construir mais três usinas termelétricas de biomassa

Este número pode chegar a cinco, mas tudo vai depender do interesse do mercado em produzir mais energia


Publicado em: 23/05/2016 às 15:15hs

Eldorado Brasil já tem condições de construir mais três usinas termelétricas de biomassa

Caso as condições de mercado se tornem favoráveis, principalmente com parceiros para ajudar no financiamento dos projetos, a Eldorado Brasil tem capacidade de construir outras três Usinas Termoelétricas (UTEs), mas este número pode chegar a cinco. Estes possíveis projetos, que hoje ainda não estão concretizados, utilizariam os mesmos moldes da UTE do município de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, com o uso de raízes e tocos de eucalipto.

De acordo com o gerente de Projetos Especiais da Eldorado Brasil, André Bianchi, esta primeira UTE vai gerar energia para 200 mil pessoas e ficará pronta em 2021. "Trata-se de um projeto inovador e fizemos testes durante quatro meses no campo, com ótimos resultados. A biomassa foi vendida para algumas térmicas e o rendimento foi satisfatório", disse André Bianchi.

O modelo utilizado hoje para gerar energia por biomassa de eucalipto vem do tronco da árvore, porém, com esta nova técnica, tudo será feito pela raiz, casca e ponteira. A Eldorado já produz 180 MW/h de energia hoje, das quais metade é consumida pela própria empresa, 60 MW/h são vendidos para outros parceiros e 30 MW/h já são destinados à população de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Para a UTE Onça Pintada, que ficará em Aparecida do Taboado, serão utilizadas 400 mil toneladas de tocos e raízes, em um raio de 100 quilômetros da usina. "Há uma intenção de construir outras UTEs e a Eldorado tem o ativo florestal. Falta um planejamento mais detalhado, que vai depender das condições de mercado. Serão necessárias fontes de financiamento, que poderão vir do BNDES e do Fundo Constitucional do Centro-Oeste, além dos bancos locais. Mas já podemos construir outras três usinas", detalhou Bianchi.

O compromisso da Eldorado Brasil com a produção de energia por meio de biomassa terá duração de 25 anos, com o preço do MW/h de R$ 243,21. As áreas de onde serão retirados estes tocos e raízes serão substituídas por florestas geneticamente mais desenvolvidas, com um eucalipto de produtividade mais elevada. Na UTE Onça Pintada serão empregados 1 mil operários durante a obra. Depois de concluída, 200 trabalharão na usina.

Hoje, a Eldorado Brasil tem 217 mil hectares com florestas plantadas e com o projeto Vanguarda 2.0, que consiste em dobrar a produção de celulose, esta área plantada será de 350 mil hectares. "O projeto traz inovação sustentável e segue a estratégia elaborada pelos acionistas, com geração de energia limpa via biomassa. Ao todo, serão investidos R$ 300 milhões na construção da UTE Onça Pintada.

Fonte: Painel Florestal

◄ Leia outras notícias
/* */ --