Publicado em: 12/09/2014 às 14:20hs
O Brasil é responsável por mais de 40% da produção mundial industrial de carvão vegetal, tendo este insumo, como destino principal, a produção de ferro gusa, aço, ferro ligas e silício metálico, sendo que em 2012, o país consumiu cerca de 26.830 milhões de m3 de carvão vegetal (AMS, 2013). Ressalta-se que o estado de Minas Gerais detém o maior parque siderúrgico a carvão vegetal do mundo e tem se destacado como o maior produtor e consumidor desse insumo energético seguido pelos estados do Maranhão, Pará e Mato Grosso do Sul.
A necessidade de agregar valor ao carvão vegetal para torná-lo competitivo com outras fontes de energia, vem motivando o meio cientifico e as empresas florestais a buscarem alternativas no sistema de produção por meio de inovações tecnológicas a fim de obterem uma maior produtividade e qualidade do carvão vegetal.
Investimentos em pesquisa e a adoção de novas tecnologias de produção proporcionarão uma produção de carvão vegetal mais eficiente do ponto de vista tecnológico, social e ambiental.
Promovido pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF) e pelo Departamento de Engenharia Florestal da UFV, o III Fórum Nacional sobre Carvão Vegetal acontece na capital mineira nos dias 22 e 23 de outubro de 2014,
São patrocinadores do evento as empresas Bayer, Dinagro Agropecuária, ArcelorMittal Bioflorestas, Aperam BioEnergia, Ferbasa, Vallourec , Alva Arquitetura e Engenharia, Palmyra Recursos Naturais, Plantar , MinasLigas , Syngenta, Unibrás Agro química e Markan .
Colaboram o Grupo Painel Florestal, Revista da Madeira, Agroflor Engenharia e Meio Ambiente, Penzsaur,Biomassa BR ,Associação Mineira de Silvicultura e Grupo Cana Brasil.
Informações
www.sifeventos.com.br/carvao
E-mail: sifeventos@gmail.com
Fonte: SIF - ociedade de Investigações Florestais
◄ Leia outras notícias