Mercado Florestal

Bracell publica Relatório de Sustentabilidade 2020 com destaque para geração de emprego e ações de enfrentamento à pandemia

Em ano de desafios e incertezas, companhia intensificou ações de apoio às comunidades e reforçou investimentos em melhores práticas socioambientais


Publicado em: 20/07/2021 às 14:20hs

Bracell publica Relatório de Sustentabilidade 2020 com destaque para geração de emprego e ações de enfrentamento à pandemia

A Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, divulgou o Relatório de Sustentabilidade 2020, que reúne as ações endereçadas ao longo do último ano para cumprir sua missão de melhorar a vida das pessoas desenvolvendo recursos de maneira sustentável. Em um ano de desafios e incertezas, causados especialmente pela Covid-19, a empresa destaca o compromisso com uma produção responsável social e ambientalmente, grandes resultados da agenda de inclusão social, os esforços voltados para o enfrentamento à pandemia e a geração de emprego e renda, além do investimento de mais de R$ 8 bilhões no Projeto Star, obra de ampliação das operações da companhia no Estado de São Paulo.

"Nosso compromisso com uma atuação sustentável, influenciando positivamente nossa cadeia de valor, se encontra expresso ao longo do relatório, que com muito entusiasmo, convidamos você à leitura. O que fazemos só é bom para a Bracell se for bom para a comunidade, para o país, para o clima e para nossos clientes. Esta é a filosofia que guia os nossos passos na busca por melhorias constantes e iniciativas alinhadas à ética e à responsabilidade socioambiental que tanto prezamos”, afirma Lais Drezza, gerente de Sustentabilidade da Bracell.

Parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais, a Bracell carrega no seu DNA a sustentabilidade como propósito e missão maior. Desde o início do processo, a empresa utiliza matérias-primas renováveis para a fabricação de produtos biodegradáveis. Mais de 30% de sua base florestal foi destinada à conservação ambiental, considerando Bahia e São Paulo. Além de apenas plantar em áreas antropizadas, também investiu no plantio de florestas de eucalipto em áreas degradadas em São Paulo, especialmente por pastagens, o que aumentou a contribuição da empresa para o clima. A Bracell é negativa em emissão de carbono, ou seja, retira mais CO² da atmosfera por meio de suas atividades florestais do que emite em sua operação, refletindo parte de sua preocupação com o clima, a comunidade e com o meio ambiente.

Enfrentamento à pandemia

Em um ano diretamente impactado pela pandemia, a Bracell se viu no desafio de manter seus níveis de produção de insumos, uma vez que eles são essenciais para a fabricação de produtos indispensáveis para a cadeia de fornecimento global, como alimentos, remédios e produtos de higiene pessoal - e preservar a saúde e a segurança de seus colaboradores e parceiros. Neste cenário, alinhada à sua responsabilidade social, a empresa contribuiu ativamente para o combate e prevenção à Covid-19. Ao longo de 2020, foram investidos mais de R$ 14 milhões em ações direcionadas aos estados da Bahia e de São Paulo, como distribuição de equipamentos e insumos médicos para centros de saúde, ampliação de leitos de UTI em hospitais locais, doação de recurso para a ampliação da fábrica de vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan, além de arrecadação e doação de alimentos.

Geração de emprego e renda

O compromisso com a comunidade também pode ser visto em números. A companhia empregou mais de 22.000 pessoas, sejam colaboradores diretos ou terceiros, em suas operações na Bahia e em São Paulo, e nas obras do Projeto Star, que é hoje um dos mais importantes projetos em curso no Brasil, impactando diretamente os níveis de geração de emprego e renda dos municípios. De acordo com dados Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados em janeiro deste ano pelo Ministério da Economia, Lençóis Paulista terminou o ano de 2020 pela primeira vez no ranking nacional dos líderes em geração de emprego, respondendo por 3,2% de todas as vagas geradas no país. Com 14.729 contratações e superávit de 4.578 empregos, o município ficou 13ª colocação geral e em terceiro lugar do estado de São Paulo.

O Relatório de Sustentabilidade 2020 da Bracell está disponível na íntegra aqui ou no site https://www.bracell.com/sustentabilidade/relatorios-de-sustentabilidade/.

Fonte: Bracell

◄ Leia outras notícias