Publicado em: 07/12/2023 às 10:00hs
Em operação desde fevereiro de 2022, o aplicativo resulta de um minucioso mapeamento de variáveis climáticas e operacionais realizado pela ArcelorMittal e a startup Sipremo. O software, uma solução preditiva, permite o diagnóstico antecipado do nível de infestação por pragas, indicando a área afetada em hectares, além de fornecer informações detalhadas sobre o tipo de praga, data e local.
Além de marcar um marco inovador na área florestal, o aplicativo é o primeiro desenvolvido sob o modelo concebido pelo Açolab, um hub de inovação aberta criado pela ArcelorMittal em 2018. O laboratório de inovação visa impulsionar novos negócios e produtos para fortalecer a competitividade e agregar valor à cadeia da ArcelorMittal.
A BioFlorestas, subsidiária da ArcelorMittal responsável pela produção de carvão vegetal a partir de florestas renováveis de eucalipto, foi pioneira ao testar a solução no ano passado. Os resultados foram notáveis, com uma redução de 90% no uso de pesticidas e uma diminuição de mais de 40% nos custos de combate por hectare.
"Com a informação antecipada, foram verificados controles mais efetivos. A ação com o suporte da tecnologia proporcionou a redução do impacto ambiental e dos custos com combates às pragas", revela Gabriel Savio, CEO da Sipremo.
Além disso, o aplicativo demonstrou uma alta taxa de assertividade, aproximadamente 85%, para o controle de pragas, com potencial para aumentar conforme o uso e a interação com a solução. A ferramenta, baseada em inteligência artificial, não apenas reduz os riscos ambientais, mas também otimiza os deslocamentos dos colaboradores, resultando em uma redução significativa no consumo de combustíveis durante as operações de combate terrestre e aéreo.
Rodrigo Carazolli, Gerente Geral de Inovação, Novos Negócios e Açolab Ventures na ArcelorMittal, destaca: "O app é baseado em inteligência artificial e com os avanços já verificados, a tendência é que novas funcionalidades sejam mapeadas, testadas, desenvolvidas e implementadas na ferramenta. O objetivo é ampliar ainda mais a sua assertividade".
O aplicativo, que opera offline e pode ser utilizado em dispositivos móveis, eliminou a necessidade de pranchetas e formulários descentralizados no trabalho de campo, reduzindo o risco de informações incompletas. Atualmente, o software é utilizado por operadores e gerentes das unidades de BioFlorestas.
A parceria entre a ArcelorMittal e a Sipremo não se limita ao uso interno. O objetivo é disponibilizar a solução no mercado, focando em empresas dos setores de siderurgia, papel e celulose, moveleiro e madeireiro. "É um diferencial competitivo para a BioFlorestas. Algumas empresas concorrentes da área de siderurgia e do setor florestal têm manifestado interesse pelo aplicativo", revela Carazolli.
O setor florestal brasileiro enfrentou desafios significativos com o aumento das pragas desde a década de 1970. O aplicativo representa um avanço crucial na inovação e tecnologia para o setor, permitindo decisões inteligentes e uma abordagem proativa na gestão florestal.
Wagner Barbosa, diretor da BioFlorestas e Mineração ArcelorMittal, destaca: "O uso do banco de dados de mais de 40 anos da BioFlorestas, o papel potencializador do Açolab e a inteligência artificial nas áreas climática e geográfica da Sipremo trouxeram um novo marco para o mercado de cultivo de eucalipto". O aprimoramento do software, desde a sugestão até a implementação, levou aproximadamente oito meses, evidenciando o compromisso com a excelência na entrega desta inovadora solução.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias