Culturas Florestais

UFSCar Araras realiza II Simpósio de Silvicultura de Nativas na próxima semana

Evento reúne palestras com profissionais de empresas e universidades brasileiras


Publicado em: 05/06/2015 às 15:40hs

UFSCar Araras realiza II Simpósio de Silvicultura de Nativas na próxima semana

O Grupo de Estudo em Silvicultura e Florestas (GESF), do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, realiza o II Simpósio de Silvicultura de Nativas, no dia 9 de junho, no Anfiteatro do campus Araras. A programação começa às 8 horas e segue durante todo o dia, até às 17h45.

O evento reúne palestras com profissionais de empresas e universidades brasileiras, visando discutir a prática da silvicultura. No período da manhã, haverá as palestras “Qualidade da madeira de especies nativas, novas tecnologias de avaliação, possibilidades e potenciais”, com o professor Alexandre Monteiro de Carvalho, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); “Desafios na seleção de espécies nativas para produção madeireira”, com o engenheiro florestal Klaus Duarte Barretto, da empresa Casa da Floresta; e “Lições aprendidas com o cultivo do paricá, uma árvore nativa da Amazônia”, com o engenheiro florestal Wesley de Paula Flores da empresa AMATA.

A partir das 14 horas, começa outro ciclo de palestras: “Além da madeira: cultivo de árvores nativas visando múltiplos produtos e benefícios”, com o engenheiro florestal Gilberto Terra Ribeiro Alves, da Sucupira Agroflorestas; “Questões socioeconômicas e ecológicas do manejo da juçara (Euterpe edulis Mart.) para obtenção de frutos”, com Saulo Eduardo Xavier Franco de Souza; “Restauração e uso múltiplo da floresta: benefícios socioeconômicos e ambientais”, sem palestrante definido; e “Oportunidades e desafios para a silvicultura de espécies nativas”, com a professora da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP – Botucatu), Vera Lex Engel.

Segundo o docente Ricardo Augusto Gorne Viani, o Simpósio tratará de um tema que demanda grandes avanços científicos. "Nossa flora é rica em espécies de árvores que tem potencial para produzir madeira nobre. No entanto, o setor florestal se concentra no cultivo de espécies exóticas, como o eucalipto. É necessário discutir as novas possibilidades de cultivo florestal conjugados com atividades de restauração florestal", explica.

As inscrições devem ser feitas pelo email simposiosilviculturadenativas@gmail.com, informando nome e instituição a qual pertence ou estuda. A taxa de inscrição é de R$10,00, que deve ser paga no dia do Simpósio. Alunos da UFSCar podem participar gratuitamente, mediante apresentação de carteirinha. A programação do evento pode ser acessada no site http://bit.ly/1JcjMiG.

Fonte: Comunicação Social - Universidade Federal de São Carlos

◄ Leia outras notícias