Publicado em: 20/02/2014 às 09:00hs
Nesta terça-feira, dia 18, os técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e da Cooperativa de Prestação de Serviço Agropecuário (Coopercan) realizaram um Dia de Campo no Assentamento Padre Josimo I e II, no município de Nova Rosalândia, Região Central do Estado.
De acordo com o representante da Coopercan, empresa responsável para elaborar os projetos de seringueira no Assentamento, Gildázio dos Santos, esse trabalho de repasse de conhecimento torna mais eficiente o trabalho desenvolvido no local. “Aqui nós mostramos as práticas necessárias para o plantio, ensinamos todo o processo desde o arado da terra até a colheita do látex”, informou.
Para o diretor de Agronergia e Florestas da Seagro, Sales Lopes, além do incentivo constante aos agricultores familiares, a Diretoria acompanha o andamento dos projetos de cultivo de seringais no Estado. “Quando iniciamos o Programa Eco Seringueira, em 2012, eram apenas 1.800 hectares de seringueira plantados no Estado, atualmente estamos com 4.500 hectares. Isso mostra os avanços e que os produtores apostam na seringueira no Tocantins”, argumentou.
Produtores
Ainda iniciante na cultura, o produtor Nonato Martins, disse que há muito tempo esperava por este momento e que, agora conseguiu o financiamento. “Com a ajuda da Seagro e do Pronaf Eco Seringueira conseguimos o recurso de R$ 18 mil. O Governo nos estendeu a mão para colocar esse projeto em prática. Acreditamos que é uma cultura de poupança há longo prazo”, manifestou.
Paulo Castro Dourado também está na fase inicial do cultivo de seringueira, mas sabe que precisa aprender as técnicas do plantio. “Esse dia de campo é muito importante para nós que estamos iniciando o plantio e não temos experiência. Temos muito ainda o que aprender para conseguirmos um plantio que realmente produza com qualidade”, enfatizou, acrescentando que irá consorciar a cultura com outras. “Vou começar com o plantio do seringal, primeiramente, consorciando com a pimenta malagueta e cumari, e daqui dois anos com a mandioca”, disse.
Assentamento
O Assentamento Padre Josimo possui duas associações com aproximadamente 136 famílias integrantes. No total, 36 produtores se interessaram no plantio do seringal e 21 já foram aprovados para o projeto. Cada produtor receberá R$ 18 mil para plantar 732 pés de seringal, numa área de 1,2 hectares. O recurso é liberado escalonadamente conforme forem apresentados os laudos de execução. O plantio estende de fevereiro a março.
Fonte: Assessoria de Comunicação Seagro TO
◄ Leia outras notícias