Publicado em: 22/08/2014 às 13:20hs
Portucel Soporcel, planta de 125 mil hectares de eucaliptos apenas na província de Manica a fim de abastecer a indústria de papel, segundo o jornal Notícias, de Maputo. O jornal acrescentou que, de acordo com dados divulgados pela sociedade de desenvolvimento florestal e industrial, a maior plantação de eucaliptos incluída no projeto será estabelecida no distrito de Gôndola, que prevê uma área florestada de 57 mil hectares, seguida de Mossurize, com 43 mil e Báruè com 25 mil hectares.
A instalação desta base florestal ao nível da província de Manica será gradual, estimando-se a plantação de 1500 hectares no primeiro ano, que serão aumentados até se atingir uma área florestada de 125 mil hectares ao fim de 12 anos, segundo indica o cronograma das atividades silvícolas.
Jorge Lacerda, diretor executivo da Portucel Moçambique, disse ao jornal que vai ser lançado um programa de produção de viveiros de eucaliptos, cujos módulos contemplam de cinco a seis milhões de plantas por viveiro, a serem instalados no centro dos núcleos florestais de modo a otimizarem o aproveitamento da mão-de-obra local e o transporte das plantas para as áreas de plantação.
O investimento necessário para realizar este projeto deverá ascender, apenas na província de Manica, a 353,5 milhões de dólares, disse Jorge Lacerda.
A Portucel Moçambique apresentou em Março de 2008 uma manifestação de interesse ao governo de Moçambique para a realização de um projeto de base florestal integrado, com várias componentes, entre as quais a florestal, a produção de pasta e energia renovável, e, por último, a produção de papel, nas províncias de Manica e Zambézia.
Fonte: Macauhub
◄ Leia outras notícias