Culturas Florestais

Perspectiva é de aumento na produção de noz pecan no Rio Grande do Sul

Há a perspectiva de aumento contínuo na demanda da noz pecan, explica o biólogo Edson Roberto Ortiz, que ministrou um curso sobre o cultivo da nogueira pecan, na FACCAT, no dia 25 de maio


Publicado em: 01/06/2015 às 15:10hs

Perspectiva é de aumento na produção de noz pecan no Rio Grande do Sul

Conforme ele, isto se deve ao fato de que há poucos países produtores, o Brasil ainda é um grande importador de noz pecan e apresenta uma boa disponibilidade de água para o plantio. Ortiz destaca ainda que a cultura é de fácil manejo em sistema orgânico e apresenta boas condições para conservação pós-colheita.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Nelson Baldasso, por estas razões, entre outras, a cultura da nogueira pecan se apresenta como uma boa alternativa de diversificação para os agricultores familiares, podendo promover um aumento na renda da propriedade, sendo um alimento de alto valor nutricional para a família, mercado local e mundial.

A capacitação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal de Riozinho, FACCAT e Divinut. Estiveram presentes mais de sessenta participantes, de dez municípios, entre extensionistas da Emater/RS-Ascar, agricultores e técnicos de outras instituições, que se reuniram em busca de conhecimento a respeito desta cultura, que embora não seja recente no país, ainda é bastante desconhecida, de acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Riozinho, Pedro Ferreira Coelho.

Para Coelho, o curso obteve bastante participação e a abordagem foi bem completa, pois teve um conteúdo teórico associado a algumas demonstrações práticas.Também permitiu aos participantes interagirem e saírem dele com muito mais subsídios para decidirem pela implantação de novos pomares ou para conduzirem melhor os que já possuem, ressalta o agrônomo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias