Culturas Florestais

Madeira maciça: uma revolução da construção enraizada nas florestas

Arquitetos e construtores costumam encontrar inspiração no passado ao se concentrarem em projetar e construir para o futuro. Ao usar tecnologias de madeira em massa no ambiente construído, essa noção está proporcionando vários benefícios de sustentabilidade


Publicado em: 14/04/2021 às 16:00hs

Madeira maciça: uma revolução da construção enraizada nas florestas

Os sistemas de madeira em massa são uma categoria relativamente nova de produtos de madeira projetada externamente que fornecem uma série de benefícios diversos – desde o armazenamento de carbono até o apoio ao crescimento do emprego rural e o fornecimento de um lugar mais saudável para se viver e trabalhar.

Pode surpreender alguns que uma revolução moderna na tecnologia de construção tenha suas raízes nas florestas. Mas a madeira maciça está muito longe da construção tradicional em madeira. E possui um enorme potencial social quando se trata de questões com as quais o público se preocupa – clima, menor pegada de carbono, água limpa, ar puro, maior biodiversidade, mais oportunidades recreativas e empregos verdes para as comunidades locais.

Um número crescente de arquitetos é versado na construção em massa de madeira. Isso porque, se amplamente adotada, a madeira maciça é o único material estrutural com real potencial para alterar o curso das mudanças climáticas. Nestes sistemas, a madeira é frequentemente exposta de forma que a estrutura se torna parte da decoração ou estética do edifício. Isso permite que a tecnologia preserve as qualidades estéticas e experienciais da madeira, como seu calor, beleza, qualidade orgânica, textura, grão e sua capacidade de controlar a umidade e a umidade. Há também evidências crescentes dos benefícios para a saúde humana e o bem-estar da construção com madeira, incluindo a redução do estresse e a melhoria da função cognitiva e da criatividade.

Adicione à lista o potencial da madeira em massa para revolucionar o processo de construção para melhor. É mais eficiente, seus componentes são construídos fora do local, o que agiliza o processo de construção e reduz o ruído, desperdício e interrupções no local de construção.

O ambiente construído contribui com cerca de 40% das emissões de gases de efeito estufa para a atmosfera, portanto, assumir o compromisso de projetar prédios com madeira proveniente de florestas renováveis ​​e bem administradas que armazenam carbono é o próximo passo crucial em direção a um futuro sustentável.

O suprimento de madeira em massa de florestas manejadas de forma sustentável, como aquelas certificadas pelos padrões da Sustainable Forestry Initiative (SFI), aumenta seus benefícios. A madeira com certificação SFI é um recurso sustentável, natural e renovável e o selo SFI significa que a floresta de onde a madeira vem é manejada de forma sustentável para garantir muitos benefícios, como mitigar as mudanças climáticas. Os padrões SFI incluem medidas rígidas sobre as principais questões de sustentabilidade relacionadas à biodiversidade, solos e água, fornecendo madeira em massa com ainda mais valor ambiental, social e econômico.

E embora os produtos de madeira em massa, como a madeira laminada com cola (Glulam), existam desde os anos 1940, novas inovações em madeira em massa estão se tornando tecnologias comuns. Lideradas por empresas como SmartLam, StructurLam e Katerra, as inovações incluem madeira laminada por cavilha, madeira laminada cruzada e painéis de madeira compensada em massa usando adesivos estruturais de alta tecnologia ou cavilhas de madeira dura para combinar camadas separadas de madeira para formar painéis de madeira de grande massa para criar pisos, telhados e paredes.

Os painéis e vigas de madeira maciça são resistentes ao fogo, podem ser usados ​​para construir estruturas de madeira complexas e são pré-cortados com máquinas de corte computadorizadas, oferecendo assim precisão, qualidade e menor pegada de carbono. Edifícios feitos de madeira maciça também oferecem bom desempenho sísmico e apresentam bom desempenho contra risco de incêndio.

Lembre-se da aula de ciências do ensino fundamental, quando você aprendeu que as árvores absorvem dióxido de carbono da atmosfera à medida que crescem, depois armazenam o carbono e produzem oxigênio, não apenas reduzindo os gases do efeito estufa, mas melhorando a qualidade do ar.

A madeira é eficiente em termos de energia, com um terço da energia incorporada do aço e um quinto da energia do concreto. A madeira tem 65% menos peso do que o aço ou concreto, então as fundações requerem menos concreto, menos mão de obra e menos tempo de construção – em pelo menos 25%. E a madeira maciça permite estruturas de madeira mais altas, o que ajuda as cidades a reduzir sua pegada de carbono e a melhorar nosso meio ambiente para todos.

Fonte: CELULOSE ONLINE

◄ Leia outras notícias