Culturas Florestais

Dia da Árvore: conheça 10 curiosidades sobre as florestas renováveis de eucalipto cultivadas pela Aperam BioEnergia

A partir do manejo das florestas, é produzido o carvão vegetal, combustível renovável e fonte da energia usada na produção de aço pela planta industrial da empresa, instalada em Timóteo (MG)


Publicado em: 21/09/2021 às 16:10hs

Dia da Árvore: conheça 10 curiosidades sobre as florestas renováveis de eucalipto cultivadas pela Aperam BioEnergia
Foto: Produção de mudas na Aperam BioEnergia, em Itamarandiba (MG)

Fornecedoras de insumos essenciais à sobrevivência humana, como a madeira, as árvores cumprem importantes papéis: recuperam solos e absorvem grande quantidade de CO2 da atmosfera, sendo essenciais para o combate ao efeito dos gases estufa que causam o aquecimento global, entre tantos outros benefícios ambientais. No aspecto socioeconômico, as florestas de eucalipto plantadas nas áreas de atuação da Aperam BioEnergia, no Vale do Jequitinhonha, propiciam a geração de emprego, renda e o desenvolvimento da economia da região. A partir do manejo das florestas, é produzido o carvão vegetal, combustível renovável e fonte da energia usada na produção de aço pela planta industrial da empresa, instalada em Timóteo (MG).

Para estimular a reflexão a respeito dos malefícios do desmatamento e da importância da conservação dos recursos naturais, foi criado o Dia da Árvore, em 21 de setembro. A data é sempre celebrada pela Aperam BioEnergia, que trata a preservação das florestas e todas as questões associadas à sustentabilidade com respeito e máximo compromisso. Em alusão a esse dia especial, a empresa traz as principais curiosidades relacionadas ao plantio e manejo de suas florestas. Confira!

  1. A Aperam South America é a única siderúrgica no mundo que produz aços planos especiais usando 100% de carvão vegetal como matéria-prima, processo que dá origem ao Aço Verde Aperam. O carvão vegetal é obtido das florestas renováveis de eucalipto cultivadas pela Aperam BioEnergia no Vale do Jequitinhonha, e por isso é uma fonte de energia limpa e sustentável. 
  2. Ao utilizar exclusivamente o carvão vegetal, a Aperam deixa de emitir 700 mil toneladas/ano de gás carbônico na atmosfera. Mais que isso: para cada tonelada de gusa produzida, 2,9 toneladas de CO² são resgatadas do meio ambiente.
  3. Como o processo de carbonização da Aperam BioEnergia é planejado e feito de forma sustentável, a companhia conquistou várias certificações, como a de Manejo Florestal e Cadeia de Custódia do Forest Stewardship Council® (FSC®), que assegura que toda a madeira é produzida de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável.
  4. O carvão vegetal da Aperam é o único, de fato, 100% sustentável e verde, uma vez que não inclui, por exemplo, misturas com carvão mineral ou combustíveis fósseis, altamente poluentes.
  5. A Aperam tem a menor pegada de CO2 do setor e pretende se manter na liderança. A empresa tem como meta preliminar reduzir em 15% a intensidade de emissão de CO2 até 2030, tendo como referência o ano de 2015, e ser neutra em carbono até 2050.
  6. As florestas da empresa têm capacidade de produzir, atualmente, 400.000 toneladas de carvão vegetal por ano e geram cerca de 1.000 empregos diretos.
  7. A Aperam BioEnergia desenvolve tecnologias de ponta para o setor florestal no Brasil. Por meio do Programa de Melhoramento Genético, tornou-se detentora do clone de eucalipto mais plantado no Brasil e de vários outros com produtividade superior aos plantados no país e também no exterior, o que a torna referência no segmento.
  8. Para manter a qualidade e produtividade de seus 76 mil hectares de cultivo florestais, a Aperam BioEnergia mantém importantes parcerias com centros e institutos de pesquisa dedicados às florestas no Brasil, entre eles a Sociedade de Investigações Florestais (SIF), da Universidade Federal de Viçosa (MG); o Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais (IPEF) da ESALQ/USP, de Piracicaba (SP); e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).
  9. Além do Aço Verde Aperam e das tecnologias desenvolvidas para o setor florestal, a Aperam atua na preservação do meio ambiente em várias frentes, como a de prevenção e combate a incêndios florestais, mantendo uma equipe de brigadistas capacitados, veículos e equipamentos para contenção do fogo, além de um disque denúncia gratuito para o uso da população, o 0800 030 5540. Por meio deste canal, qualquer cidadão pode denunciar atos prejudiciais ao meio ambiente e comunicar os focos de incêndio.
  10. Com o controle biológico de pragas, que consiste na pesquisa e desenvolvimento para a produção de inimigos naturais capazes de controlar as infestações de insetos pragas que atacam as florestas de eucalipto administradas pela empresa. A Aperam BioEnergia mantém o equilíbrio ambiental de suas plantações e beneficia os produtores rurais da região.

Saiba mais sobre as florestas de eucalipto cultivadas pela Aperam BioEnergia na página do Aço Verde Aperam: http://acoverdeaperam.brasil.aperam.com.

Fonte: Link Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias