Publicado em: 16/01/2015 às 16:30hs
A palma de óleo, ou, como é mais conhecida, o dendê, é uma lavoura eficiente com produção de óleo dez vezes maior que a da soja, sendo amplamente utilizada na indústria de alimentos, farmacêutica e energética. Entre as oleaginosas, o dendezeiro é a de maior produtividade, podendo atingir até oito toneladas de óleo por hectare ao ano.
O Brasil é responsável, na escala global, por apenas 0,5% da produção de dendê, importando mais da metade do óleo de palma necessário à indústria do país. A região norte brasileira apresenta condições climáticas e de vegetação ideais para a adaptação da cultura do dendê, e está inserida no programa de produção sustentável de óleo de palma, criado em 2010 pelo Governo Federal. O programa tem nas suas diretrizes, a preservação da vegetação nativa, a produção integrada com os pequenos produtores e o aproveitamento das áreas degradadas da amazônia legal.
Com objetivo de realizar diferentes arranjos produtivos para o dendê, a Embrapa Roraima vem desenvolvendo pesquisas nos municípios de Rorainópolis, São João da Baliza, e Caroebe, no sul do estado. Por causa da grande produtividade por hectare, a palma de óleo pode ocupar áreas menores e ainda ser plantada para aproveitar áreas alteradas ou degradadas. Outra vantagem é que agricultores familiares podem conciliar esse cultivo com a produção de culturas alimentares.
Os cultivos intercalares com mandioca, abacaxi, milho, feijão-caupi, banana e amendoim promovem segurança alimentar e influenciam positivamente na diminuição dos custos de implantação da palma de óleo. Oferecem também maior proteção ao solo e permitem um período de exploração contínua dos plantios. Pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental, localizada em Manaus/AM, e pela Embrapa Roraima trazem resultados positivos para aplicação do sistema de cultivo do dendezeiro com os cultivos intercalares, principalmente nos primeiros anos de plantio. As culturas intercalares contribuíram também para a melhoria da fertilidade do solo e o desenvolvimento da palmeira.
O Dia de Campo na TV Cultivos intercalares no dendê foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) e pela Embrapa Roraima (Boa Vista/RR), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fonte: Embrapa Roraima
◄ Leia outras notícias