Culturas Florestais

Assentados do município de Pium recebem mudas de árvores

As mudas foram adquiridas por meio de convênio entre Ruraltins e Incra


Publicado em: 20/03/2014 às 12:30hs

Assentados do município de Pium recebem mudas de árvores

Jenipapo, caju, tamboril, ingá, mangaba, ipê e fava de bolota, são algumas das espécies de árvores nativas que serão distribuídas, nesta terça-feira, 18, pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins aos assentados do Assentamento Toledo II e Barranco do Mundo, localizados no município de Pium, região central do Estado.

Adquiridas através de um convênio entre o governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e o Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra), a distribuição das mudas visam recuperar áreas de preservação permanente e reservas legais em cinco assentamentos da reforma agrária.

Nessa segunda remessa, sete mil mudas serão distribuídas nos dois assentamentos e de acordo com Aníbal Roque, extensionista do Ruraltins, as espécies selecionadas para os assentamentos são de árvores predominantes na região. “Mais de 40 espécies nativas estão sendo plantadas, o que irá garantir a preservação da biodiversidade de cada local”, disse. Na primeira remessa, que aconteceu em janeiro deste ano, foram distribuídas 11 mil mudas.

Projeto

O Projeto de Recuperação e Conservação dos Recursos Naturais tem como meta a distribuição de cerca de 60 mil mudas de árvores nativas, beneficiando 225 famílias.

São contemplados pelo projeto os assentamentos Barranco do Mundo, Toledo II, Floresta, Santa Tereza e Araguaia, localizados nos municípios de Pium, Dueré e Caseara. A própria comunidade fará o plantio com orientação técnica do Ruraltins.

Fonte: Ruraltins

◄ Leia outras notícias