Culturas Florestais

A publicação traz características de 24 árvores e seis palmeiras declaradas como símbolos nacionais em vários países do continente americano

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e o Centro de Ensino e Pesquisa Agronômica Tropical (CATIE) lançaram o catálogo "Árvores e palmeiras emblemáticas das Américas", com o objetivo de aumentar a consciência pública sobre o valor da biodiversidade, os serviços e benefícios dessas plantas


Publicado em: 16/10/2020 às 13:20hs

A publicação traz características de 24 árvores e seis palmeiras declaradas como símbolos nacionais em vários países do continente americano

O catálogo descreve árvores e palmeiras de 29 países da América Latina e do Caribe (ALC) que foram declaradas como símbolos nacionais por sua grande importância. O catálogo faz parte das comemorações do 78º aniversário do IICA.

O processo de publicação envolveu uma extensa revisão bibliográfica e um grande número de consultas a entidades responsáveis.

A publicação tem como objetivo colaborar para um maior conhecimento sobre árvores e palmeiras das Américas, além de reconhecer os múltiplos serviços que várias espécies lenhosas prestam à sociedade e que têm grande significado na história, economia, meio ambiente e tradições de muitos povos nas Américas.

Também pretende recuperar e conservar o componente arbóreo único da região, com espécies fundamentais para o desenvolvimento e construção da identidade de vários países da ALC.

O catálogo inclui ainda descrição geral, características edafoclimáticas (dados do clima e solo), usos frequentes, serviços ecossistêmicos e estabelecimento e manejo (silvicultura, manejo e conservação) de cada uma das espécies. Manuel Otero, Diretor-Geral do IICA, destacou que se trata da primeira publicação gerada na parceria do IICA-CATIE, desenvolvida com grande expectativa para motivar, inspirar e promover o plantio de árvores nas Américas.

“Lançamos uma iniciativa relevante para destacar a importância dos produtos, serviços e benefícios que as árvores e palmeiras proporcionam às nossas sociedades, bem como para reconhecer a importância da agricultura no desenvolvimento rural e bem-estar americano”, disse Otero.

Muhammad Ibrahim, diretor-geral do CATIE, acrescentou que este catálogo é um produto que reafirma o esforço conjunto do IICA e do CATIE para motivar as gerações atuais e futuras a interpretar a natureza de uma maneira diferente, pois as árvores e as palmeiras representam produtos e serviços do ecossistema no âmbito da gestão sustentável dos recursos naturais, como amplo benefício para a humanidade.

Os benefícios das árvores e palmeiras são inúmeros. Atualmente, são essenciais para fornecer frutas, madeira, ferramentas, medicamentos e alimentos para o gado, além de permitir que o setor agrícola melhore os solos e os recursos hídricos por meio da captura de carbono, polinização e sombra para o gado.

Somados a esses benefícios estão suas contribuições para a paisagem e a beleza cênica das Américas e suas contribuições para maior resiliência, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“O catálogo permite conhecer profundamente os benefícios que as árvores oferecem, entender a importância de conservá-las e os motivos pelos quais foram valorizadas por nossos ancestrais”, concordam Karen Montiel, especialista técnica do IICA, e Guillermo Detlefsen, coordenador agroflorestal do CATIE, coordenadores da publicação.

A iniciativa “Árvores e Palmeiras Emblemáticas das Américas” faz parte das ações da Unidade Conjunta IICA-CATIE para aumentar o impacto e a incidência de suas ações em prol do desenvolvimento agrícola e rural no hemisfério.

A publicação está disponível em formato PDF e pode ser baixada gratuitamente.