Outros

Voltalia inicia obra de parque eólico no Brasil e fecha venda de certificados

A elétrica francesa Voltalia informou nesta segunda-feira o início das obras de um projeto de geração eólica no Brasil e o fechamento de uma operação de venda de certificados de energia renovável no país, junto ao Itaú Unibanco


Publicado em: 05/08/2020 às 16:20hs

Voltalia inicia obra de parque eólico no Brasil e fecha venda de certificados

A usina eólica no Rio Grande do Norte, com 59 megawatts em capacidade, deve iniciar operações no primeiro semestre de 2021, enquanto o negócio com o Itaú envolveu 547 mil certificados de energia limpa a um valor não revelado, disse a Voltalia em comunicados em separado.

O parque eólico utilizará turbinas fabricadas pela alemã Nordex, com 3,46 megawatts cada, que serão montadas em unidade da fornecedora no Brasil.

A Voltalia disse que parte da produção futura da usina (7 megawatts) foi negociada com empresas de distribuição, em contratos de 20 anos a partir de 2023, após leilão realizado pelo governo brasileiro. O restante (52 megawatts) foi vendido para um comprador não revelado por 10 anos a partir de 2022.

CERTIFICADOS

A negociação da Voltalia envolvendo certificados de energia limpa envolveu um sistema de rastreamento e plataforma de emissão de certificados do Instituto Totum, o chamado REC Brazil, segundo a empresa.

O contrato com o Itaú Unibanco envolveu total de 547 mil RECs Brazil associados a sete usinas eólicas da Voltalia no Rio Grande do Norte e sua produção em 2019.

“Além dos sete parques eólicos envolvidos na transação, a companhia está certificando outros seis que também estarão aptos a emitir certificados”, disse a companhia francesa em nota.

Cada certificado equivale a 1 MWh em eletricidade produzida a partir de fontes renováveis. Para emitir os RECs Brazil, as empresas precisam passar por auditoria e comprovar a origem da energia a eles associada.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias