Outros

Resíduos urbanos agora viram eletricidade

Na reciclagem energética, um quilo de lixo gera energia, por exemplo, para um secador de cabelos por 24 minutos; máquina de lavar por 20 minutos; ou uma tevê por 5 horas e 45 minutos


Publicado em: 21/08/2012 às 07:55hs

Resíduos urbanos agora viram eletricidade

No mundo, hoje, são tratadas anualmente cerca de 130 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos através de tratamento térmico, gerando vapor e/ou eletricidade, em mais de 700 instalações de reciclagem energética em diversos países. Além da recuperação energética, nessas unidades é promovida a reutilização de metais.

Na reciclagem energética, um quilo de lixo gera energia, por exemplo, para um secador de cabelos por 24 minutos; máquina de lavar por 20 minutos; ou uma tevê por 5 horas e 45 minutos.

Com o objetivo de difundir o potencial de energias renováveis no Sul do Brasil e países limítrofes, acontece nos dias 24 e 25 de outubro de 2012, em Caxias do Sul (RS) o Congresso Mercosul de Biomassa e Bioenergia. O evento acontece no momento em que grandes investimentos começam a ser direcionados a novas fontes de geração de energia e torna-se oportuno discutir o aproveitamento racional dos resíduos industriais, agricultura, florestas, lixo urbano, colocando frente a frente técnicos e especialistas que utilizam esta tecnologia com sucesso.

O evento é promovido pelo SINDIMADEIRA e UCS – Universidade de Caxias do Sul, com organização da Porthus Eventos. O evento acontece no Teatro da UCS, e conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Caxias do Sul e o Sebrae.

Maiores detalhes estão no site www.biomassaenergia.com.br.

Fonte: Porthus Comunicação

◄ Leia outras notícias