Outros

Potencial da suinocultura para produção de energia renovável motiva Cemig articular projeto

Representantes do setor reuniram com prefeito e técnicos da Cemig, em Ponte Nova, para debate sobre soluções energéticas na região


Publicado em: 04/08/2015 às 18:10hs

Potencial da suinocultura para produção de energia renovável motiva Cemig articular projeto

Para viabilizar a produção de energia alternativa na região do Vale do Piranga, a prefeitura de Ponte Nova realizou, em 23/7, no gabinete do Prefeito Guto Malta, reunião com técnicos da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), representantes da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga/Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Assuvap/Coosuiponte), Executivo Municipal e Fábrica de Papel.

Durante o encontro foi debatida a viabilidade do projeto e as necessidades para que as ações de produção e aproveitamento da energia proveniente da suinocultura possam avançar. "As atividades da suinocultura possuem a matéria prima necessária (dejetos suínos) para uma possível geração de energia limpa e renovável. Isso pode favorecer muito a nossa região", lembrou Júlio Márcio Natali, Gerente Geral da Coosuiponte. O Diretor Secretário da Coosuiponte, Tarcísio Araújo Miranda, também ressaltou o potencial da região em matéria prima e a necessidade de recursos (financiamentos) do governo para essa área.

O prefeito Guto Malta enfatizou a importância da reunião, que apresentou a potencialidade local e a disposição da Cemig em investir. "Esta será a primeira dentre tantas parcerias com a Cemig. Aproveito para agradecer ao diretor-presidente da Cemig, Mauro Borges, pelo carinho especial dedicado à região e, em especial, à Ponte Nova".

De acordo com a nota publicada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ponte Nova (ASCOM), após o encontro, houve visita técnica à granja de propriedade de Afrânio Leite, onde a comitiva pôde conhecer o modelo de geração de energia. A Cemig se dispôs a analisar o cenário local e, a partir daí, elaborar estudo acerca da melhor forma de viabilizar o projeto, tanto no sentido técnico quanto em relação à forma de financiamento.

Energia limpa

Os dejetos suínos já foram considerados fontes de poluição, mas agora se tornaram fontes ricas em energia limpa, beneficiando granjas e terceiros. Os dejetos dos animais são bombeados para reservatório, onde funciona um biodigestor, que tem a função de captar o metano - produzido por bactérias que digerem matéria orgânica - e encaminhá-lo para um gerador, que é movido pela queima desses gases e produz energia elétrica. Essa energia pode ser usada para consumo próprio da granja e o excedente pode ser disponibilizado na rede da Cemig, para uso em outras unidades consumidoras do mesmo local. Excedentes maiores que 1 Megawatt-hora (MWh) podem ser comercializados para a Cemig ou terceiros.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias
/* */ --