Outros

Paraná é o quinto estado brasileiro com maior potência na geração própria de energia solar

Para a ABSOLAR, Projeto de Lei nº 5.829/2019, que cria o marco legal da modalidade, deve ser votado na volta do recesso parlamentar e fortalecerá a segurança de suprimento elétrico em tempos de crise hídrica e bandeira vermelha na conta de luz


Publicado em: 05/08/2021 às 08:40hs

Paraná é o quinto estado brasileiro com maior potência na geração própria de energia solar

Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado do Paraná possui 341,9 megawatts (MW) de energia solar em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

A potência instalada em telhados e pequenos terrenos no Paraná coloca o estado na quinta posição do ranking nacional da ABSOLAR. Segundo a entidade, o território paranaense responde sozinho por 5,7% de todo o parque brasileiro de energia solar na modalidade.

O estado possui 25.273 conexões operacionais, espalhadas por 391 municípios, ou aproximadamente 98% dos 399 municípios da região. Atualmente, são cerca de 27.921 consumidores de energia elétrica, que já contam com redução na conta de luz e maior autonomia e segurança elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Paraná a atração de mais de R$ 1,8 bilhões em investimentos, geração de mais de 10,2 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 590,7 milhões aos cofres públicos.

Para Liciany Ribeiro, coordenadora estadual da ABSOLAR no Paraná, o estado é atualmente um importante centro de desenvolvimento da energia solar. “A tecnologia fotovoltaica representa um enorme potencial de desenvolvimento sustentável, econômico e social para os paranaenses, com geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”, comenta.

De acordo com a entidade, o marco legal para a geração própria no Brasil, previsto no Projeto de Lei nº 5.829/2019, deve ser votado no retorno do recesso parlamentar e fortalecerá a segurança de suprimento elétrico em tempos de crise hídrica e bandeira vermelha na conta de luz. O PL é de autoria do deputado federal Silas Câmara e relatoria do deputado federal Lafayette de Andrada.

“Por isso, é fundamental o apoio da sociedade organizada e das empresas locais no sentido de estabelecer um arcabouço legal, transparente, justo e que reconheça os benefícios da energia solar na geração distribuída no País”, acrescenta Liciany.

Para o presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, a energia solar fotovoltaica terá função cada vez mais estratégica para o atingimento das metas de desenvolvimento socioeconômico e sustentável em todos estados brasileiros, sobretudo neste momento de crise hídrica e aumento na conta de luz dos brasileiros. “A tecnologia fotovoltaica é essencial para a recuperação da economia após a pandemia, sendo a fonte renovável que mais gera empregos no planeta”, conclui Sauaia.

Fonte: TOTUM Comunicação

◄ Leia outras notícias
/* */ --