Publicado em: 26/06/2014 às 08:20hs
Além de celebrar o momento tornando os céus brasileiros mais limpos, este é mais um passo para a preparação e incentivo da infraestrutura aeroportuária brasileira para o uso contínuo do bioquerosene, inclusive nos eventos esportivos mundiais deste ano e 2016”, contou Sergio Quito, diretor-executivo de Operações. Entre 12 de junho e 14 de julho, utilizaremos cerca de 2 milhões de litros de mistura de biocombustível, evitando a emissão de aproximadamente 218 toneladas de dióxido de carbono (CO2) ou 217.809 quilos de gás carbônico. Essa economia representa nada menos do que a absorção de CO2 de 1.335 árvores da Mata Atlântica!
Projeto sustentável a longo prazo
“O uso de combustíveis renováveis na aviação tem sido fonte de pesquisas e tem figurado como um dos maiores objetivos de diversas companhias aéreas. Desde 2012, a GOL tem apoiado diversas iniciativas que buscam reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Ao longo de 2013, com medidas para redução de consumo de combustível, a companhia deixou de emitir mais de 12 mil toneladas de carbono”, complementa Quito. Em setembro de 2013, a GOL fez parte do lançamento do projeto ‘Céus Verdes do Brasil’, por um espaço aéreo cada vez mais eficiente, e no dia 23 de outubro de 2013, Dia do Aviador no Brasil, realizou o primeiro voo comercial movido a biocombustível no Brasil. O Boeing 737-800 foi abastecido em parte com um biocombustível sustentável de aviação fabricado com óleo de cozinha reciclado e produzido pela UOP – Honeywell e misturado pela Petrobrás, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – IADB e Boeing.
GOL realiza 200 voos com biocombustivel durante a Copa
Já esses duzentos vôos utilizarão uma mistura de 4% de bioquerosene de aviação, produzido a partir da mistura de ICO (óleo de milho não-comestível proveniente da produção de etanol de milho) e OGR (óleos e gorduras residuais) pela UOP- Honeywell. Esse mesmo combustível vem sendo usado em todos os voos que transportam a Seleção Brasileira pelo país para seus jogos.
Parceria para voos ecossustentáveis
A fim de selar a parceria entre nós e o Governo Federal para a implementação do Programa Brasileiro de Bioquerosene, foi assinado um protocolo de intenções para estudos sobre a contribuição do bioquerosene na redução das emissões de gases de efeito estufa.
“Saudamos a GOL pelo compromisso com o meio ambiente e apoiamos a sua liderança na utilização de biocombustível sustentável para aviação em centenas de voos durante os eventos esportivos globais que acontecerão no Brasil”, disse Julie Felgar, diretora de gestão do meio ambiente da Boeing Aviação Comercial. “Nossa parceria com a GOL, um cliente importante em aeronaves 737, faz parte de nosso plano global de ampliar a oferta de biocombustível sustentável para aviação e reduzir a emissão de carbono da aviação.”
Como membro do Conselho Consultivo da Plataforma Brasileira de Bioquerosene – que tem como objetivo agregar todos os envolvidos para promover a implantação de do biocombustível para aviação – estes 200 voos representam mais uma vitória para nossa empresa e, principalmente, para nosso país!
Fonte: GOL
◄ Leia outras notícias