Outros

Embrapa Agroenergia alinha resultados às metas propostas pelos ODS

A pesquisa agropecuária é uma forte aliada do Brasil para o alcance das metas da Agenda 2030, estabelecidas em 2015 pelas Organização das Nações Unidas (ONU)


Publicado em: 23/08/2021 às 13:30hs

Embrapa Agroenergia alinha resultados às metas propostas pelos ODS

A Embrapa Agroenergia está reunindo esforços para alinhar os resultados de cada projeto de pesquisa e as publicações da Unidade às metas do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, com as metas propostas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A pesquisa agropecuária é uma forte aliada do Brasil para o alcance das metas da Agenda 2030, estabelecidas em 2015 pelas Organização das Nações Unidas (ONU).

No mês de abril, foi criado o Grupo de Trabalho ODS da Embrapa Agroenergia, com integrantes de diferentes setores estratégicos e operacionais. De acordo com o ponto focal na Unidade, o pesquisador Rossano Gambetta, o grupo de trabalho dos ODS na Embrapa Agroenergia está compatibilizando a agenda de trabalho da UD aos 17 ODS. Nesta fase, os pesquisadores participarão da validação do alinhamento de 20 compromissos previstos na agenda da Unidade, os quais serão avaliados numa escala de 1 a 5 para cada meta, em que 1 significa nenhum alinhamento e 5 total alinhamento.

Para Gambetta, ao gerar conhecimentos e ativos tecnológicos para a sustentabilidade da agropecuária brasileira, a Embrapa vinculou sua atuação, direta ou indiretamente, a todos os 17 ODS. "Se você trabalha para a Embrapa pensando na sociedade e em como os resultados das pesquisas vão impactar na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na preservação do meio ambiente, você na verdade está trabalhando para atingir os ODS", afirma Gambetta.

A Embrapa nos ODS

O compromisso brasileiro com os ODS foi definido pelo Decreto número 8.892/2016, que criou a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e estabeleceu que as instituições públicas devem fazer a vinculação entre as metas do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 e as metas e indicadores dos ODS. Tudo será auditado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) com base nos indicadores nacionais estabelecidos.

A coordenação da estratégia de alinhamento e o acompanhamento das ações da Embrapa em relação aos ODS está sob a responsabilidade da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia (SIM), com a participação de várias Unidades Centrais. Como alimentação e agricultura tem relação com praticamente todos os ODS, a Embrapa realizou ampla avaliação de toda a sua programação de pesquisa e inovação agropecuária, mapeando interfaces e sinergias com os ODS e suas metas. O trabalho partiu do mapeamento de como os Eixos de Impacto e os 11 Objetivos Estratégicos expressos no VII Plano Diretor da Embrapa se relacionam com os 17 ODS.

Evidenciar o alinhamento do seu trabalho ao compromisso internacional com os ODS é uma maneira de a Embrapa prestar contas à sociedade e mostrar como poderemos ajudar a erradicar a pobreza no Brasil em todas as suas formas, contribuindo com alternativas que poderão também ser adotadas em várias partes do mundo.

Para reunir as informações disponíveis, a Embrapa organizou uma série de publicações composta por 18 e-books que abordam como a atuação da Empresa está vinculada a cada um dos ODS. Também foi criada uma página especial com notícias, publicações, soluções tecnológicas e vídeos relacionados aos ODS que pode ser acessada aqui. A empresa está adotando a #SomosODS em todas as divulgações.

Fonte: Embrapa

◄ Leia outras notícias