Outros

Biocombustíveis: ECB fecha venda de 1 bilhão de litros

O ECB Group assinou contrato com a britânica BP para venda de mais de 1 bilhão de litros de biocombustíveis avançados entre 2024 e 2029, a partir de biorrefinaria a ser construída no Paraguai, em um passo que reflete a busca de grandes petroleiras por zerar emissões, disse nesta quinta-feira o CEO do grupo brasileiro, Erasmo Carlos Battistella


Publicado em: 20/01/2021 às 15:40hs

Biocombustíveis: ECB fecha venda de 1 bilhão de litros

Com o negócio, o ECB, maior produtor de biodiesel do Brasil, garantiu demanda para 40% da capacidade da nova biorrefinaria no país vizinho, de 20 mil barris por dia.

Batistella ainda disse, sem dar detalhes, que novos contratos equivalentes a outros 50% da capacidade deverão ser fechados nas próximas semanas, com grandes petroleiras -- empresas que compõem o "hall das major oil", nas palavras do executivo.

Os demais 10% serão destinado a negociações spot.

As obras para a construção da biorrefinaria de biocombustíveis avançados, a primeira do hemisfério sul, chamada de Omega Green, terão início no segundo semestre e demandarão investimentos de 800 milhões de dólares. No pico da obra serão necessárias cerca de 5 mil trabalhadores, acrescentou o CEO do ECB Group.

Battistella destacou que o negócio é resultado da iniciativa crescente de grandes petroleiras, como a BP, de buscar zerar emissões nas próximas décadas.

"Os biocombustíveis, sem sombra de dúvida, são boas alternativas para esse fim", afirmou.

Dentre os produtos a serem produzidos na usina estão Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), também conhecido como diesel renovável, Querosene Parafínico Sintético (SPK), (Sustainable Aviation Fuel ou Biojet), e green naphtha, usado na indústria química para fabricação de plástico verde, entre outros produtos.

A escolha do país vizinho para a fábrica, segundo Battistella, foi definida há cerca de dois anos, devido a custos menores de energia, mão de obra e impostos, dentre outras questões.

"Como vamos trabalhar para exportar, é preciso estar em um ambiente muito competitivo", afirmou.

Discussões em andamento no governo brasileiro sobre um marco regulatório para biocombustível avançado devem criar no futuro um ambiente mais atrativo para o desenvolvimento de novos negócios no país, acrescentou o executivo.

"Vejo que é uma questão de tempo para o Brasil se tornar um importante produtor."

O ECB Group é atualmente o maior produtor de biodiesel do Brasil, com capacidade anual de 828 milhões de litros.

Em nota, a vice-presidente executiva da BP para trading & shipping, Carol Howle, afirmou que a compra significativa de biocombustíveis avançados com um grande produtor brasileiro fornece uma base importante para o crescimento da empresa na América do Sul.

Ela destacou ainda que o negócio está em linha com a estratégia da BP de oferecer combustível de baixo carbono aos clientes nos setores de transporte rodoviário e aviação.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias