Outros

Associação Mundial de Bioenergia realiza pela 1ª vez encontro no Brasil

Pela primeira vez desde a sua fundação, em maio de 2008, a World Bioenergy Association (Associação Mundial de Bioenergia) realizou no Brasil a reunião anual de sua Assembleia Geral.


Publicado em: 11/06/2013 às 09:20hs

Associação Mundial de Bioenergia realiza pela 1ª vez encontro no Brasil

Seus dirigentes farão visitas e estudos técnicos em vários pontos do País, incluindo um workshop na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, além de outras reuniões de trabalho em São Paulo. A Assembleia Geral aconteceu nesta segunda-feira (10.06), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Durante a Assembleia Geral, o presidente da WBA, o austríaco Heinz Kopetz, foi reeleito para um novo mandato à frente do órgão.  Já a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, e o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura e Agrossilvicultura, Laércio Couto, foram reconduzidos em seus cargos no Conselho de Administração da entidade.

Segundo Laercio Couto, a WBA é uma organização que tem como objetivo apoiar o setor de bioenergia no mundo, promovendo o aumento de sua utilização de forma  sustentável, do ponto de vista econômico, preservando-se o meio ambiente.  A WBA debate e avalia uma série de questões que incluem a certificação, sustentabilidade, padronização e a promoção do bom uso da bioenergia.

A WBA está trabalhando em três estudos básicos diante de uma perspectiva global de uso racional da energia. São eles: Potencial global de Biomassa para a Energia sustentável; Critérios para certificação de Biomassa num cenário de Energia Sustentável; e Biomassa para energia versus alimentos e alimentação, uso da terra e análise sobre o Abastecimento de Água no mundo.

O Brasil, segundo a WBA, tem sido muito bem sucedido “em áreas de desenvolvimento da bioenergia, com destaque para o etanol na produção de combustíveis e em inovações no plantio do eucalipto de curta duração”.  Na reunião em Brasília, Laercio Couto fez um resumo da política brasileira para a utilização da Biomassa, voltada à substituição dos combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia.

Um dado interessante, segundo ele, diz respeito ao inovador sistema de produção do etanol de segunda geração: utilização do bagaço de cana a partir da hidrólise (sem queimar a cana e preservando o meio ambiente) em fase de pesquisas, modelo que interessa  a empresas privadas nacionais.

Programação – A direção da WBA chegou a Brasília no domingo (09.06), realizou Assembleia Geral nesta segunda-feira, quando reelegeu seu presidente, e segue nesta terça-feira (10.06) para Minas Gerais, onde seus integrantes terão intensa programação com a participação da CNA. Depois do workshop na cidade histórica de Tiradentes, seguem para uma visita a Ouro Preto. Na quinta-feira (13.06) e na sexta-feira (14.06) os técnicos estarão nas cidades paulistas Lins e Campinas, onde conhecerão plantações de eucaliptos de curta rotação e uma usina que produz etanol e cana-de-açúcar. A visita termina no domingo (16.06), no Rio de Janeiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA

◄ Leia outras notícias