Publicado em: 14/10/2025 às 13:40hs
Dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) indicam que o volume de etanol hidratado vendido pelas usinas paulistas na última semana praticamente dobrou em comparação ao período anterior. O aumento reflete um forte aquecimento na demanda pelo biocombustível, impulsionada, em parte, pelos menores estoques das usinas neste início de outubro em relação ao mesmo período de 2024.
Segundo o Cepea, os valores ofertados pelas usinas para novos lotes têm atraído a atenção das distribuidoras, estimulando as negociações. Nos últimos três anos, a comercialização de etanol hidratado tradicionalmente cresce de setembro para outubro, e este ano o movimento segue a tendência histórica, reforçado pelo cenário de estoques mais enxutos.
Apesar do aumento da liquidez, as cotações do etanol não registraram grandes alterações. Entre os dias 6 e 10 de outubro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado em São Paulo fechou em R$ 2,7156/litro, valor líquido de ICMS e PIS/Cofins, representando uma leve queda de 0,4% em relação à semana anterior.
Para o etanol anidro, o cenário foi semelhante, com ligeira variação negativa de 0,36%, encerrando o período em R$ 3,1126/litro (valor líquido de impostos, sem PIS/Cofins).
O crescimento das vendas indica maior dinamismo no mercado paulista de etanol, enquanto os preços estáveis sugerem equilíbrio entre oferta e demanda. Analistas destacam que a atenção dos compradores aos estoques reduzidos pode manter o ritmo de negócios em outubro, fortalecendo a tendência de comercialização positiva observada nos últimos anos.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias